Conecte-se conosco

Paraná

Operação contra fraudes em benefícios previdenciários é deflagrada em Dois Vizinhos

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã de quarta-feira (22), a operação No Task com o objetivo de desmantelar esquema de fraudes em benefícios previdenciários, no município de Dois Vizinhos, no Sudoeste.

Publicidade

As investigações que começaram no primeiro semestre deste ano, revelaram o envolvimento de servidor do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na concessão de benefícios com indícios de irregularidades, além da contar com a possível participação de sua esposa.

As fraudes consistiam na inserção de dados fictícios nos sistemas do INSS para complementar tempo de serviço necessário ao reconhecimento do direito ao benefício previdenciário.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência dos investigados, em atenção à determinação judicial expedida pela 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

A ação teve o apoio da Coordenação de inteligência da Previdência Social, vinculada ao Ministério da Previdência Social. Estimam-se que o prejuízo ao INSS superou os R$ 4 milhões, baseado na identificação de, até momento, 386 benefícios previdenciários.

A descoberta deste esquema fraudulento sugere uma economia potencial de mais de R$ 28 milhões aos cofres do INSS, considerando-se a expectativa de vida da população brasileira, segundo Tabelas de Imortalidade do IBGE.

O nome da operação “No Task”, faz alusão à inexistência de demanda legítima nos sistemas de controle e concessão de benefícios do INSS.

Os investigados podem responder pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem ultrapassar trinta anos.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.

Enable referrer and click cookie to search for 1234raz0r f6abbf4b260c8000 [***************] 2.7.28