Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu esclarece sobre problemas com iluminação pública

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Obras, responsável pela iluminação pública do município, vem a público esclarecer que, em virtude do excesso de luminárias de LED que estão apresentado defeitos, a empresa responsável pela manutenção está com dificuldade de atender os chamados.

Publicidade

Pedimos paciência à população e, ao mesmo tempo, informamos que as luminárias de LED possuem 05 anos de garantia. O Município já notificou a indústria, que coletou 145 luminárias para testar e identificar as possíveis falhas.

Os problemas na manutenção se intensificaram ao observar ainda que a rede de energia da COPEL vem apresentando muita instabilidade, com picos de energia, que podem refletir na durabilidade dos materiais. Há relatos de moradores e da própria empresa de manutenção que quando acontecem os picos de energia as luminárias se desligam logo em seguida.

No período de janeiro a julho de 2023 a média mensal de atendimentos era de 106 pontos por mês. Em agosto de 2023 esse número de atendimentos aumentou para 157 pontos e no mês de setembro foram executados 218 pontos, perfazendo uma média de 187 pontos, um aumento de 71,47% na média mensal. Se considerarmos apenas o mês de setembro em relação aos meses de janeiro a julho, o aumento foi de 105,38%.

Esse aumento também refletiu na empresa terceirizada que presta serviço de instalação e manutenção das luminárias, pois o valor pago mensalmente é fixo, o que afetou diretamente nos custos da prestadora, que chegou a pedir o cancelamento do contrato, porém, o pedido não foi aceito, pois é um serviço essencial, e ela segue trabalhando.

A indústria que produz as luminárias de LED enviou técnicos da empresa para coletar mais dados e fazer levantamentos de informações.

A Secretaria de Obras está elaborando estudo técnico para contratação de uma nova empresa para auxiliar nas demandas e colocar os trabalhos em dia. A previsão é que leve entre 30 a 45 dias para contratação de nova empresa. Ressaltamos que continuamos atendendo as demandas, mas em virtude do acumulo há um atraso no atendimento.

Estamos trabalhando para identificar o problema e solucioná-lo.

Os moradores podem informar problemas na iluminação pública de São Miguel do Iguaçu pelo WhatsApp (45) 9.9104-4254.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.

Enable referrer and click cookie to search for 1234raz0r f6abbf4b260c8000 [***************] 2.7.28