Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

SMI: Projeto ‘Dengue, na minha casa não tem vez’ entrega primeiros prêmios aos estudantes sorteados

Foi realizada na manhã de segunda-feira, 30, no saguão do Paço Municipal Abel Bez Batti, a entrega de duas bicicletas para os estudantes sorteados pelo ‘Dengue, na minha casa não tem vez’, projeto desenvolvido pela Associação Casa da Amizade (ACA) em parceira com o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu.
Essas bicicletas foram doadas pelos participantes do projeto da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem de São Miguel do Iguaçu (AMAR), que tem por objetivo promover a gestão sustentável dos resíduos sólidos por meio da coleta seletiva, triagem e reciclagem de materiais, reduzindo o volume de lixo destinado ao aterro e minimizando os impactos ambientais.
Os ganhadores foram os estudantes Ozano Ramos, da Escola Municipal José Francisco de Oliveira, e João Victor Dias da Silva, da Escola Municipal do Campo La Salle, do distrito de Santa Rosa do Ocoí.
O programa “Dengue na Minha Casa Não Tem Vez” está em sua quarta edição, e este ano conta com a participação de mais de 3000 alunos das escolas municipais, além da Escola Indígena Teko Ñemoingo.
A primeira etapa do programa envolveu visitas educativas às escolas, onde os alunos receberam palestras sobre a prevenção da dengue. Eles também tiveram a oportunidade de visitar a Casa da Dengue, um espaço didático fundamental para entenderem como manter suas residências livres do mosquito.
Com essa base de conhecimento, iniciou a fase de auditoria. Para a primeira fase, duas crianças de cada escola são sorteadas para uma visita surpresa de agentes de endemias em suas casas. Essa visita verifica se o ambiente está livre de focos do mosquito. Caso positivo, a criança avança para a segunda fase que é o sorteio de uma bicicleta.
“Estou sempre alerta e quando vejo algo que acumula água procuro jogar no lixo. Eu cuido para que o mosquito não venha”, disse o estudante João Victor Dias da Silva, um dos ganhadores da bicicleta.

2 / 2
Uma das responsáveis pelas atividades, Darlene Albertuni Kuhn, da ACA, contou que há uma grande mobilização em torno dessa questão da dengue no desenvolvimento do projeto. “Muita gente ouve falar do projeto e entra em contato conosco para saber onde destinar o lixo. Através dos estudantes conseguimos atingir um grande número de pessoas”, explicou.
O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, observou que esse projeto vem de encontro ao forte trabalho de prevenção à dengue no município. “Parabéns a todos que se envolvem nesse belo trabalho”, destacou.
Após a entrega das bicicletas foi realizado o sorteio dos alunos que vão receber os prêmios no dia 30 de julho. Os sorteados foram: Anthony Gabriel Mallman, da Escola do Campo La Salle, e Mikael Vinicius Hansel de Araújo, da Escola Raineri de Mattia, da comunidade Linha Cacic.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.