Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu dá início às ações do Setembro Amarelo

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Grupo Condutor de Saúde Mental, realizou nesta segunda-feira, 01, a abertura oficial da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e ao combate ao suicídio.

Durante todo o mês, o Grupo Condutor estará presente nos colégios estaduais do município desenvolvendo um trabalho de escuta, acolhimento e sensibilização com os estudantes, através das Oficinas das Emoções, uma atividade interativa que busca despertar o autoconhecimento, a empatia e o respeito aos sentimentos individuais.

O coordenador do CAPS, João Carlos Felisberto, explicou o trabalho a ser realizado. “A campanha é resultado da união entre os setores de saúde e educação, com apoio da comunidade. A prevenção ao suicídio é uma tarefa de todos: órgãos públicos, famílias e sociedade. Ao longo de setembro serão realizadas oficinas e outras atividades voltadas à conscientização e ao cuidado com a saúde mental”, destacou.

“O Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar sobre a importância da vida e da saúde mental. Trabalhar as emoções é fundamental para uma convivência saudável e procurar ajuda deve ser visto como um ato de coragem. Embora o mês concentre as ações, a atenção à saúde mental precisa ser permanente, pois agir salva vidas”, ressaltou a assistente social do CAPS, Carmen Trisch Monte.

De acordo com a psicóloga Ivete Cristiane Zanel, os cuidados com a saúde mental devem ser iniciados assim que forem constadas mudanças comportamentais e não somente quando houver uma situação mais grave. “A prevenção começa muito antes de uma situação crítica. O suicídio geralmente é precedido por momentos de tristeza, ansiedade e depressão, e o fortalecimento do autocuidado é essencial para evitar que esses sintomas avancem para a ideação suicida”, pontuou.

Já a psicóloga e coordenadora do CREAS, Gabriela David Palmonari, ressaltou a importância do Grupo Condutor, que reúne representantes de vários setores. “O grupo condutor surgiu como uma proposta para pensarmos em campanhas, ações e planejamentos das questões referentes a saúde mental no município. A ideia é unir todos os pontos de vista, todos esses locais, todos esses conhecimentos, para pensarmos em uma ação conjunta e integrada sobre o ano inteiro”, explanou.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, agradeceu a todos os envolvidos. “Queremos reconhecer o empenho e agradecer a cada profissional que está contribuindo para as ações do Setembro Amarelo em nosso município. A participação de todos é fundamental para fortalecer o cuidado com a vida e a saúde mental de nossa população”, relatou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.