Portal Costa Oeste

Cerimônia marca a abertura do Projeto Qualifica Paraná 2025 com o curso de Manutenção Elétrica Industrial

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou na tarde de quarta-feira, 15, na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, a cerimônia de abertura do Projeto Qualifica Paraná 2025, que tem início com o curso de Manutenção Elétrica Industrial, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Governo do Paraná.

O curso conta com duas turmas, uma no período da tarde, das 13h30 às 17h30, e outra à noite, das 18h30 às 22h30. As aulas são ministradas em uma carreta equipada com laboratório móvel, que possibilita o aprendizado prático em bancadas de trabalho com ferramentas e equipamentos utilizados em montagens e manutenções de circuitos elétricos e de comandos, como quadros de distribuição e de comando.

“O objetivo é simular ambientes industriais e permitir aos alunos a prática de atividades como instalação de motores, partidas diretas e estrela-triângulo, além de sistemas de segurança como disjuntores e aterramento”, explicou o instrutor do curso, Rafael Tavares.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira, destacou que o município tem recebido cursos de grande sucesso, como o de panificados, realizado recentemente em parceria com o SENC. “Com essa nova unidade, não foi diferente, tivemos novamente uma grande demanda nas inscrições, o que mostra o quanto a população valoriza e busca por qualificação”, afirmou.

Segundo o secretário, São Miguel do Iguaçu tem se destacado na geração de empregos. “O município tem colocado cada vez mais pessoas no mercado de trabalho e, neste ano, já no primeiro semestre, alcançou o primeiro lugar entre os municípios de porte semelhante, em nível estadual. É um resultado que muito nos orgulha”, completou.

O representante do SENAI/PR, Elielton Queiroz, destacou a grande parceria para ao desenvolvimento do projeto. “Isso demonstra a preocupação do município e do Estado com seus moradores. A qualificação profissional é sempre um dos pontos fortes da educação, e a educação profissional vem realmente para fazer a diferença”, destacou.

A coordenadora regional da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, Aninha Santos Lima, ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a formação profissional e agradeceu o empenho de todos para a realização do curso. “Esperamos todos aqui novamente quando do encerramento do curso dentro de 30 dias”, disse.

O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, reforçou a importância das parcerias com o SENAI. “Quando tiverem oportunidades, enviem cursos para São Miguel, porque todos os que chegam ao nosso município acabam tendo muita demanda do que espaço disponível”, ressaltou.

Ele citou ainda que São Miguel está crescendo em diversos setores. “Hoje somos um dos maiores geradores de emprego proporcionalmente ao nosso porte entre os municípios do Paraná. Estamos no segundo mandato consecutivo, e continuamos construindo e investindo — há obras em todos os cantos da cidade”, completou Rodrigues.

Sair da versão mobile