Conecte-se conosco

Santa Terezinha

Programa em Santa Terezinha de Itaipu garante recursos para construção de estufas agrícolas

Pequenos e médios produtores rurais de Santa Terezinha de Itaipu ganharam um importante incentivo, para ampliar a produção e também aumentar a renda.

Publicidade

Um programa desenvolvido pela Prefeitura vai custear a aquisição de materiais para construção de estufas agrícolas. Na manhã desta quarta-feira (22), a prefeita Karla Galende oficializou a entrega dos materiais para construção dos espaços aos agricultores beneficiados.

A lei que regulamenta o programa PROESTUFA (Nº 2028/2023) foi proposta pela Administração Municipal e aprovada pela Câmara de Vereadores. O valor do suporte passa de R$ 300 mil – feitos com recursos do município – e visa ampliar as atividades agrícolas e produtivas, além do cultivo tradicional, explorando outras oportunidades de renda.

Como contrapartida, os produtores terão um prazo de 36 meses para destinar 50% do valor investido pelo município para bancos municipais de alimentos, programas de alimentação escolar, doação a entidades ou conforme solicitação da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

Segundo a prefeita Karla Galende, após a instalação e operação das estufas, será formada uma cadeia de beneficiários: o produtor atendido pelo programa, as entidades que receberão os produtos que serão entregues como forma de compensação pelo atendimento. “Consequentemente vai também fortalecer a arrecadação de ICMS, que retornará ao município para manutenção dos atendimentos”, explicou a prefeita.

Mais diversidade, mais renda

A melhoria na subsistência das famílias rurais, devido ao aumento do leque de produtos para a alimentação é proporcionado pela diversificação da produção, explica o gerente da Emater André Rinaldi. “A diversificação na produção de hortaliças pode chegar a até cem vezes mais renda, por metro quadrado, para o produtor”, calcula.

O produtor Miguel Barth vê no incentivo a possibilidade de realizar um desejo antigo. “Faz cinco anos que eu estava tentando montar uma estufa dessa, mas não conseguia por causa do custo. Além do incentivo da Prefeitura, metade vou pagar com a própria produção,”, comemora.

O agricultor Fernando Hoeppers aposta na diversificação como uma oportunidade de aumentar os ganhos “Dentro de trinta dias já estamos com as estufas montadas, produzindo alimentos de qualidade e quantidade, para poder diversificar a propriedade”, prevê.

Para a representante do Sindicato Rural de Santa Terezinha de Itaipu Eliane Rocha de Campos os incentivos ao setor evita que trabalhadores abandonem o trabalho no campo. “Vai ajudar a manter a família do agricultor no campo, evitando que seus filhos precisem ir para o centro urbano trabalhar, para ter uma renda mensal, avalia.

Mais eficiência na produção

Produzir mais e melhor com qualidade, com menor incidência de pragas, garantindo um crescimento equilibrado para as plantas são as principais vantagens no cultivo protegido por estufas, explica o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Henrique Zilli.

“Oferece mais proteção para planta, com menor risco de pragas e insetos, e controle de temperatura. Isso faz com que a planta se desenvolva mais rápido e o produtor consiga entregar ao consumidor final um produto de qualidade e num menor tempo”, explica o secretário.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.