Portal Costa Oeste

Kassab afirma que Ratinho Jr é ‘prioridade’ do partido e que Lula perderia se eleição fosse hoje

O presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não venceria o pleito de 2026 se fosse hoje. Ao mesmo tempo, mencionou que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), deve ser a prioridade de seu partido para o pleito presidencial de 2026.

Publicidade

“Os partidos de centro estão criando uma alternativa para 2026”, revelou Kassab, em painel da Latin America Investment Conference, evento realizado pelo UBS e o UBS BB ontem, no hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Kassab já elogiou Ratinho Jr em outras oportunidades. Segundo informações da CNN, cita-se a possibilidade de ele anunciar uma pré-candidatura à presidência em abril deste ano – o atual governador do Paraná está no segundo mandato e não pode disputar a eleição estadual. Interlocutores dizem que ele ainda precisa do aval oficial do presidente da legenda.

“Hoje (a reeleição) não é fácil. Em quase 23 anos, desde que Lula se elegeu, o PT nunca teve uma queda (de popularidade) no Nordeste. Se fosse hoje, ele estaria na campanha, mas não na posição de favorito, mas sim de derrotado”, disse o secretário.

Kassab também disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seria um candidato forte, mas que tem preferência por se reeleger no Estado. O presidente do PSD também mencionou o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que também está no segundo mandato.

Falta de articulação

Kassab salientou a sua preocupação com os rumos da economia e criticou a condução do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). “Não vejo articulação para reverter piora no cenário. Não vejo hoje nenhuma marca boa, como teve FHC (Fernando Henrique Cardoso) e Lula nos primeiros mandatos”, pontuou. “Ele externaliza convicções e projetos, que acabam não se tornando realidade porque ele não consegue se impor no governo. Um ministro da economia fraco não é um bom indicativo”

Para o mercado financeiro, Kassab recomendou que os investidores ficassem de olho em alguns nomes no futuro, que segundo ele, são uma boa “nova safra” de políticos. São eles: Tarcísio, Ratuinho Jr, Leite, o prefeito de Recife (PB), João Campos (PSB), o prefeito de Florianópolis (SC), Topazio Neto (PSD) e o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman (PSD).

Fonte: Bem Paraná

Sair da versão mobile