Conecte-se conosco

Paraná

Criação da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito é debatida na Câmara de Cascavel

Na noite de ontem (3) uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Cascavel e mobilizou representantes dos poderes públicos, de entidades ligadas ao trânsito, vereadores, familiares de vítimas de acidentes e a sociedade civil.

Foi discutida a criação de uma Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito no município. O encontro foi promovido pelo vereador Hudson Moreschi, a partir de um requerimento feito pelo deputado estadual Oziel Luiz Batatinha. Em conjunto, a Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Policial Madril, Antonio Marcos e Fão do Bolsonaro.

A Delegacia Especializada em Curitiba apresenta índice de elucidação superior a 90% em casos de mortes no trânsito, a proposta para Cascavel busca garantir mais eficiência nas investigações de crimes de trânsito, especialmente aqueles com vítimas fatais. Além disso, a nova delegacia deverá reforçar ações preventivas com operações integradas entre Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e órgãos municipais.

Segundo o deputado, cidades como Curitiba, Londrina e Maringá já contam com delegacias especializadas neste tipo de crime, e Cascavel necessita urgentemente de uma unidade semelhante. “Nós temos muitos acidentes de trânsito, muitas vítimas e muitas vítimas fatais. Já tivemos, neste ano, 27 pessoas que morreram vítimas de acidente de trânsito em Cascavel, algumas no perímetro urbano e outras nas rodovias que margeiam o município. Tivemos 500 pessoas que se feriram em acidente em Cascavel só nesses primeiros seis meses deste ano”, disse Batatinha.

O deputado ressaltou a importância de uma estrutura especializada, com delegado, investigadores e campanhas educativas, citando exemplos de redução de acidentes após a criação de delegacias especializadas em outras cidades. Outro objetivo da DEDETRAN é promover a educação no trânsito, por meio de campanhas de conscientização em parceria com o Detran e entidades locais. Por fim, as propostas foram discutidas e agora deverão ser dados os devidos encaminhamentos.

Com informações da Assessoria e Portal CGN.

Anúncio

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.