Conecte-se conosco

Paraguai

Brasileiros são presos suspeitos de tráfico 50 paraguaios para trabalho analógico à escravidão

Cinco pessoas, sendo três brasileiros e dois paraguaios, foram presas na madrugada de segunda-feira (16) sob a suspeita de traficar cerca de 50 paraguaios para trabalho análogo à escravidão no Brasil. O grupo foi interceptado em Ypejhú, cidade paraguaia localizada a cerca de 200 quilômetros da fronteira com o Paraná, no momento em que tentava cruzar para o território brasileiro em um ônibus.

Segundo o Ministério Público do Paraguai, os suspeitos aliciavam as vítimas com falsas promessas de trabalho na colheita de maçãs, oferecendo pagamento em reais. A investigação, no entanto, indicou que o objetivo da quadrilha era submeter os recrutados ao trabalho solicitado e às condições de serviço.

O Departamento Contra o Tráfego de Pessoas informou que a operação foi resultado de um trabalho de inteligência e monitoramento da polícia paraguaia. Os agentes acompanharam a deslocação do grupo desde o interior do país até à área de fronteira. As apurações revelaram que o recrutamento ocorreu por meio de grupos no aplicativo WhatsApp. Parte das vítimas chegou a ser equipada com equipamentos em uma casa alugada na cidade de Doutor Eulogio Estigarribia, no departamento de Caaguazú, antes de seguir viagem.

Durante o trajeto de ônibus até a fronteira, os suspeitos passaram por diferentes cidades e incluíram novas pessoas no grupo, entre eles membros de comunidades indígenas locais. Em depoimento às autoridades, ele relatou vítimas que tiveram seus documentos pessoais e aparelhos celulares confiscados pelos aliciadores.

Na abordagem policial, foram apreendidos celulares e outros materiais que deveriam auxiliar no aprofundamento das investigações. Diante dos fatos, o Ministério Público solicita a prisão preventiva de todos os envolvidos, que possam responder criminalmente ao tráfico de pessoas.

Fonte: TN Online

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.