Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

Vacina meningocócica C começa a ser aplicada em crianças não vacinadas e profissionais da Saúde

A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu iniciou a aplicação da vacina meningocócica C em crianças de 5 a 10 anos de idade não vacinadas e trabalhadores da Saúde.

Publicidade

A imunização estará disponível até o fevereiro de 2023 e está sendo necessária devido ao cenário de baixas coberturas vacinais, principalmente de crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade, e a relevância da vacinação neste grupo etário.

Também está sendo recomendada a vacinação dos trabalhadores da Saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. Para esta estratégia adotou-se a estimativade trabalhadores da Saúde no Brasil de 5.895.851 pessoas, mesmo público da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Definição dos trabalhadores de Saúde: todos que atuam nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.

Os trabalhadores da Saúde são aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à Saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

Assim, compreende tanto os profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos,biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, além de estudantes da área da Saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

A aplicação da vacina meningocócica C está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde, no horário das 08h00 as 11h00 e das 13h00 as 16h30. Para os profissionais da Saúde é necessário, além da documentação pessoal, apresentar o comprovante que está na ativa.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Anúncio

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.