Portal Costa Oeste

São Miguel do Iguaçu vai ser contemplado com uma unidade da Casa da Mulher Paranaense

O município de São Miguel do Iguaçu será contemplado com uma unidade da Casa da Mulher Paranaense, iniciativa do Governo do Estado que destinará mais de R$ 60 milhões a 30 municípios selecionados para a construção das primeiras unidades do programa.

Nesta semana, uma equipe do Governo Municipal esteve em Curitiba participando da primeira reunião técnica para implantação da Casa da Mulher Paranaense. O encontro reuniu órgãos técnicos e representantes do Estado para alinhar procedimentos de habilitação, metodologia de implantação e troca de experiências, fortalecendo a rede de proteção e o protagonismo feminino no Paraná.

O município disponibilizou o terreno para a construção da unidade, enquanto a obra será executada com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 1,9 milhão (um milhão e novecentos mil reais). O terreno está localizado no Jardim Paraguaçu e o empreendimento deverá ter início nos próximos 60 dias.

Para a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Aparecida Caradore, essas casas irão mudar a vida de muitas mulheres paranaenses. “São Miguel do Iguaçu está orgulhoso por estar no seleto grupo de municípios do estado contemplado com essa casa”, exaltou.

Diferente do modelo federal, as unidades estaduais funcionarão como equipamentos multifuncionais, unindo acolhimento e proteção contra a violência com qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e atendimento interdisciplinar, ampliando a autonomia econômica e social das mulheres.

A previsão é de entrega das 30 unidades até 2026, com foco em fortalecer o cuidado às mulheres, fomentar sua prosperidade e ampliar a proteção diante da violência. As primeiras construções devem iniciar ainda neste mês de setembro.

Na região Oeste, apenas os municípios de São Miguel do Iguaçu, Toledo e Foz do Iguaçu foram contemplados com a Casa da Mulher Paranaense.

Sair da versão mobile