Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

São Miguel do Iguaçu registra dois casos de pacientes com Dengue com Sinais de Alarme (DSA)

O boletim semanal da dengue divulgado pela secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu nesta quarta-feira, 18, aponta que o município registrou 53 novos casos da doença na última semana, além de 2 casos de pacientes com Dengue com Sinais de Alarme (DSA).

Publicidade

Isso significa que dois munícipes apresentaram mais sintomas e maior gravidade, tendo inclusive, um deles precisado de internamento. ‘A doença tem quatro classificações: Dengue; Dengue com Sinais de Alarme; Dengue Grave (DG) e Óbito. O paciente com DSA tem sintomas mais fortes da doença e é o mais próximo da DG, que pode evoluir para óbito’, explicou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica,Mônica Luiza Saviatto Cardoso.

Entre esses sintomas estão à hipotensão postural, que é a queda excessiva da pressão arterial (PA); queda abrupta das plaquetas; vômito persistente; dor abdominal intensa e contínua; letargia, que é um estado de cansaço que envolve diminuição da energia, da capacidade mental e da motivação; sangramento de mucosas ou outras hemorragias; além de outras alterações no sangue e acumulo de líquidos. ‘São casos que necessitam de um monitoramento e um cuidado maior’, destacou Mônica.

O boletim semanal aponta ainda que, no ano epidemiológico da dengue, que iniciou em 01 de agosto de 2021 e segue até 31 de julho de 2022, foram confirmados 365 casos, de um total de 1.071 notificações. O informativo aponta ainda que 672 casos foram descartados e 32 continuam em investigação.

Apesar de terem sido registrados mais de 50 novos casos na semana, o número é menor do que vinha sido registrado nas últimas semanas, onde eram confirmados mais de 70 casos a cada 7 dias. ‘Isso é reflexo das ações que estão sendo tomadas, como por exemplo, o Mutirão de Limpeza e a aplicação do fumacê. É um dado positivo, porém a população não pode relaxar e precisa continuar tomando todas as medidas preventivas contra o Aedes Aegypti, transmissor da doença’, relatou o diretor da Vigilância em Saúde, DjonathanAdamante.

Inclusive, os trabalhos do mutirão continuam sendo realizados nesta semana na região atendida pela ESF Lucia Barp da Costa, que compreende os Bairros Liberdade; Cataratas 1, 2 e 3; Condomínio Modelo; Condomínio Residencial; Renascer; Novo Mundo; Novo Horizonte e Jardim Vitória.

São Miguel do Iguaçu registra dois casos de pacientes com Dengue com Sinais de Alarme (DSA)

Durante o mutirão serão recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC, pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.

A orientação é para que os moradores realizem uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e coloquem os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.

As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.

Após a limpeza, ficará estritamente proibido colocar novamente entulhos em cima do passeio público, caso contrário, o morador poderá ser multado, sem aviso prévio.

Nas primeiras semanas, os trabalhos do mutirão foram concentrados nas regiões atendidas pelas ESF’s Central e Paraguaçu.

CRONOGRAMA

Os trabalhos do Mutirão de Limpeza seguirão sendo realizados semanalmente, conforme o seguinte cronograma:

De 23 a 27 de maio: Região atendida pela ESF Santa Catarina, sendo os bairros: Sagrado Coração de Jesus, Ecovila e Santa Catarina, até na Rua David Canabarro, lado direito.

De 30 de maio a 03 de junho: Região atendida pelas ESF’s Manoel Nicolau Bauer e Santo Antônio, compreendendo os bairros: Floresta, Panorama, Araras, Bela Vista e Parque industrial.

De 06 a 10 de junho: Região atendida pela ESF Gaúcha, sendo os bairros: Loteamento Soster, Santa Luzia, Hermes Corbari, Jardim Vanz, Barro Branco, Cidade Alta, Avenida Iguaçu no sentido mercado Ideal, Cohapar, Bela Vista, Condomínio Dona Adélia e Serra do Mico, sentido BR-277.

Anúncio

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.