Conecte-se conosco

Foz do Iguaçu

Quadrilha que causou prejuízo de R$ 4 milhões com furto de Hilux é alvo de operação em São Miguel do Iguaçu e SC

Desde as primeiras horas da manhã dessa quarta-feria (16), policiais civis estão nas ruas para o cumprimento de 12 mandados de prisão e de busca e apreensão. Os alvos da operação são envolvidos em furtos e roubos de carros, principalmente caminhonetes. Até o momento um homem foi preso e encaminhado para a delegacia.

Publicidade

Operação 4×4 Fourtner

A Operação 4×4 Fourtner foi desencadeada em novembro do ano passado pela Policia Civil do Paraná (PCPR), com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.  O objetivo é combater o roubo de caminhonetes.

O nome da operação é uma alusão ao modelo dos veículos escolhido pelos investigados. Durante as investigações foram apuradas pelo menos vinte veículos Hilux levados pelo grupo criminoso, causando um prejuízo estimado de aproximadamente quatro milhões de reais.

A investigação que se iniciou em meados de julho 2024, quando foi constatada pelo Centro de Análise e Planejamento Estatístico (CAPE/SESP) uma alta no número de ocorrências envolvendo furto de camionetes da marca Hilux, com 17 registros naquele mês.

Em março desse ano, foram cumpridos  três mandados de busca e apreensão: um em São Miguel do Iguaçu (PR) e dois em Joinville (SC).  As investigações da PCPR, com apoio da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal, Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), CAPE/SESP de Foz do Iguaçu e Núcleo de Inteligência Policial (NIPOL) da 6ª SDP, revelaram a existência de uma nova organização criminosa, sem ligação com grupos investigados anteriormente.

O grupo, composto por pelo menos três indivíduos, dois residentes em Joinville (SC) e um em São Miguel do Iguaçu (PR), utilizava um modus operandi semelhante ao de outras quadrilhas para furtar veículos em Foz do Iguaçu e revendê-los na região. Após os crimes, os integrantes retornavam ao destino, onde utilizavam os valores obtidos.

Um dos alvos residente em Santa Catarina já havia sido preso na semana anterior em flagrante pelo furto de um veículo Toyota/Hilux SW4 em Joinville (SC). O alvo de São Miguel do Iguaçu também já tinha sido preso em flagrante por tráfico de drogas em Guarapuava (PR).

Em um dos endereços de SC os policiais civis cumpriram o mandado judicial e apreenderam objetos relevantes para a investigação, sem realizar prisões no local. A PCPR informou que a análise dos materiais apreendidos e a continuidade das investigações visam aprofundar o conhecimento sobre a estrutura da organização criminosa, seus métodos de atuação e a identificação de outros possíveis integrantes, incluindo receptadores dos veículos furtados.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.