Portal Costa Oeste

Produtor de São Miguel do Iguaçu colhe ‘mamão gigante’ de quase 10 quilos

Há 5 anos, quando o serralheiro Carlos Stankwisk plantou os primeiros pés de mamão na propriedade de São Miguel do Iguaçu, oeste do Paraná, não imaginava que um dos mamoeiros seria capaz de dar frutas gigantes.

Publicidade

Na segunda safra, ele colheu uma fruta com com 64 centímetros e que pesava quase 10 quilos.

O plantio inicial não teve segredo: semente, adubo e tempo para a primeira colheita. Carlos comprou algumas mudas, mas a semente “premiada” veio do Mato Grosso do Sul, e a surpresa aconteceu quando chegou o momento da colheita.

Depois de três anos, o mamoeiro “especial”, de 3,5 metros, começou a dar os primeiros frutos gigantes.

Já na primeira safra, o serralheiro percebeu que o mamoeiro era diferente. Uma das primeiras frutas colhidas no pé tinha 5 quilos. Conforme o produtor, mesmo grande, ela era saborosa.

Na safra seguinte, o mamoeiro deu frutas ainda maiores – não só em peso, mas também em tamanho. Uma delas tinha 58 centímetros de comprimento e 80 de diâmetro.

“A primeira colheita foi ano passado. Quando a gente deixou madurar bem no pé, a gente tirou, cortou e comeu. São saborosos e doces” afirma Carlos.

O engenheiro agrônomo Felipe Cervantes explica que a espécie é da família do mamão formosa, que é o mais encontrado nos supermercados.

O tamanho médio da fruta é de 20 a 30 cm e normalmente não passa de 3 quilos.

“Os maiores produtores são Bahia e Espírito Santo, porque aqui no Sul a gente tem uma maior incidência do frio e acaba prejudicando o desenvolvimento da planta”. explica Felipe.

O engenheiro afirma que eles fazem uma seleção artificial dos melhores frutos, para poder replantar essas espécies. E assim, conseguir mais dessas frutas.

Fonte: G1 Paraná

 

Sair da versão mobile