O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou cerca de 464 consultas diárias no mês de setembro de 2024 no Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo (HMMSMA) e nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
São consultas de rotina, de pacientes que chegam com alguma queixa, até procedimentos de emergência. “As consultas são relacionadas na maioria dos casos a problemas gastrointestinais, febre, dor abdominal, ente outros”, informa o responsável técnico da equipe médica, Dr. Pedro Matias de Araujo.
No Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo foram realizadas 5.420 consultas e nas Unidades Básicas de Saúde 8.526. Além de consultas, também são realizados testes rápidos, preventivos, triagens, testes do pezinho, entre outros.
Além disso, durante o mês foram realizados 18 partos no Centro Cirúrgico do HMMSMA. Também aconteceram 212 internamentos na unidade hospitalar e 47 pacientes tiveram que ser transferidos para outros locais para atendimento especializado. Quatorze óbitos foram registrados no período.
O município dispõe de 45 médicos. Deste total, 25 atendem no Hospital e Maternidade que funciona 24 horas por dia e 20 nas Unidades Básicas de Saúde.
A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, disse que é um trabalho intenso e de muita dedicação para atender toda a comunidade. “O setor de saúde tem uma atenção especial por parte do Governo Municipal”, destacou.