O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a aplicação da segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. A orientação consta na nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde (MS).
A imunização com segunda dose de reforço da vacina bivalente está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do perímetro urbano (não sendo necessário o agendamento) e nas unidades do interior (Aurora do Iguaçu, São Jorge e Santa Rosa do Ocoí) com agendamento.
A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a necessidade de manter a carteira de vacinação atualizada. O reforço é necessário por conta das novas variantes, além de ampliar a proteção, especialmente para casos graves, evitando complicações decorrentes da enfermidade, com atenção especial aos grupos prioritários, como idosos e pessoas imunossuprimidas, principalmente no período de festas do final de ano, diante das aglomerações que acontecerão.
Lembrando que Unidade de Saúde Central continua com horário estendido nas terças-feiras e quintas-feiras até às 19h00, para aqueles que não têm disponibilidade em ir vacinar no horário comercial. Estão disponíveis todas as vacinas de rotina, inclusive a vacina contra a covid-19, exceto BCG que é somente com agendamento.
A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, reforçou a importância de tomar todas as doses previstas para completar o esquema vacinal. ‘Para quem ainda não terminou esquema primário, as demais vacinas da Covid monovalente estão sendo aplicadas somente na Unidade de Saúde Central’, informou.