Portal Costa Oeste

Casa da Dengue” de São Miguel do Iguaçu é premiada pela 9ª Regional de Saúde

O projeto “Casa da Dengue”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, foi premiado em evento realizado no último dia 22 de agosto, em Foz do Iguaçu, durante o 1º Seminário de Experiências Exitosas de Integração entre Ações das Equipes de Vigilância e Atenção Primária da 9ª Regional de Saúde, promovido dentro da Etapa 10 da Planificação.
O projeto foi eleito como uma das experiências que mais se destacaram no âmbito da 9ª Regional, e São Miguel do Iguaçu recebeu o reconhecimento como uma das melhores práticas exitosas da região.
O diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante, destacou que o resultado é reflexo do empenho das equipes, do compromisso com a melhoria dos serviços de saúde e da integração das ações que fortalecem o cuidado com a população “A conquista reafirma a importância da inovação e da dedicação dos profissionais na busca por estratégias cada vez mais eficazes de promoção e proteção à saúde”, relatou.
O encontro aconteceu na Faculdade Uniamérica e reuniu gestores, referências técnicas do PlanificaSUS (RT), tutores e equipes de Vigilância em Saúde de todos os municípios da regional.
O seminário teve como objetivo identificar e compartilhar estratégias de integração e qualificação das ações de Vigilância em Saúde, relacionadas à organização dos processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada. Cada município apresentou experiências desenvolvidas em sua realidade local, fortalecendo o intercâmbio de boas práticas.
O projeto ‘Casa da dengue’:
A ‘Casa da dengue’ é um projeto que começou no ano de 2023 e cerca de 550 pessoas já a visitaram.
Ela é uma réplica de uma residência comum, equipada com diversos exemplos de focos do mosquito. Os participantes são convidados a participar de visitas guiadas, passando por cinco estágios no circuito, sendo: história e chegada da dengue no Brasil, áreas limpas e sujas, ciclos do mosquito, fases
da doença (sinais e sintomas), mural das ações dos ACSs e ACEs, atividades e ações de combate ao mosquito.
Atualmente fica ao lado da Vigilância em Saúde, na Rua Getúlio Vargas, Centro, onde funcionava o Serviço de Atendimento Móvel em Saúde (SAMU).
Foi criada com os seguintes objetivos:
– Promoção de educação e conscientização da comunidade de São Miguel do Iguaçu sobre a importância da eliminação dos focos do Aedes aegypti.
-Informar a população sobre os riscos da dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito.
-Ensinar práticas eficazes de prevenção, como a eliminação de focos de água parada.
-Envolver a comunidade e estudantes no processo de controle e prevenção da doença.
-Avaliar o impacto do projeto na conscientização da população e na redução dos índices de infestação do mosquito.
É um projeto do Governo Municipal com apoio da Associação das Casas de Amizade (ACA) e da ASR (Associação de Mulheres de Rotarianos).

Sair da versão mobile