Na 12ª sessão ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, realizada nesta terça-feira (22), os vereadores aprovaram na segunda votação o Projeto de Lei nº 415/2025, que autoriza a extensão do direito a assessores parlamentares a todos os membros da Casa. Até então, o benefício era exclusivo da mesa cláusula. A única ausência na sessão foi do vereador Lafaiete, que não participou por motivo de agenda política.
O vice-presidente da Câmara, Anderson Lazzers (PSD), comemorou a aprovação e destacou que a proposta busca eliminar desigualdades históricas entre parlamentares. “Essa assessoria vai ser dada a todos os vereadores. Para quê? Para dar direitos iguais a todos. Não criar uma injustiça somente para que quatro vereadores hoje que são da mesa cláusula tenham avaliadores”, afirmou.
Segundo Lazzers, a medida também tem o objetivo de reduzir conflitos internos, especialmente os que surgem em períodos eleitorais. “Nada mais do que direitos iguais para todos os vereadores, para acabar com essa rixa e rivalidade”, completou.
O vereador Vando da Garagem (PSD) também comentou a aprovação e ressaltou que a mudança representa um avanço administrativo na estrutura da Câmara. “Agora todos os vereadores vão poder ter seu assessor nessa reformulação administrativa. É um acréscimo de cinco novos funcionários”, disse.
Vando propõe uso obrigatório de capacete para patinetes e motos elétricas
Durante a mesma sessão, o vereador Vando da Garagem (PSD) apresentou a Indicação nº 071/2025, voltada à segurança no trânsito, especialmente em relação ao uso de patinetes e motos elétricas por crianças e adolescentes.
“É uma preocupação muito grande, principalmente com crianças e jovens que andam com esses veículos. A gente quer se conscientizar para o uso de capacete, que pode evitar algo mais grave”, afirmou o vereador.
Vando informou que a sugestão será encaminhada à Secretaria Municipal de Segurança. “O capacete é um instrumento que qualquer um pode usar, do ciclista ao usuário de patinete. É uma forma de prevenir acidentes e proteger vidas”, completou.
Fonte: Costa Oeste News