Conecte-se conosco

Santa Terezinha

STI: Por 6 a 0, TRE-PR rejeita recurso e encerra nova tentativa de cassação do mandato de Jenny Brustolin

A coligação PSDB/Cidadania, ainda inconformada com a manutenção do mandato da vereadora Jenny ,Brustolin ingressou no dia 23 de junho de 2025 com embargos de declaração junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O recurso buscava, novamente, a reavaliação das provas apresentadas e a cassação do mandato da parlamentar.

A alegação da coligação apontava suposta omissão e obscuridade no acórdão anterior, insistindo em levantar dúvidas sobre a transparência e a legitimidade da campanha de Jenny nas eleições de 2024.

Julgamento dos embargos

Na sessão do dia 20 de agosto de 2025, o plenário do TRE-PR rejeitou os embargos por unanimidade, com placar de 6 a 0. Os magistrados concluíram que não havia qualquer falha a ser sanada e reafirmaram, mais uma vez, a lisura do processo eleitoral e a regularidade da candidatura de Jenny Brustolin.

Com a decisão, ficou consolidado o entendimento da Corte de que não existem elementos capazes de anular o resultado das urnas ou afastar a vereadora de seu mandato.

Reação da vereadora e de sua defesa

Representada pelos advogados Carlos Augusto Leitão de Oliveira e Welington Eduardo Ludke, Jenny Brustolin comemorou a decisão unânime, destacando que a Justiça Eleitoral reforçou a confiança da população em sua trajetória política, construída com respeito às normas legais e à ética no exercício do cargo.

Em tom mais crítico, a vereadora afirmou:
“Meus adversários simplesmente não aceitaram a derrota nas urnas e passaram a recorrer de todas as formas possíveis para tentar me tirar do mandato. Essa decisão unânime do TRE-PR mostra que a vontade do povo deve ser respeitada e que não há espaço para perseguição política travestida de recurso judicial.”

Contexto político

Apesar das sucessivas derrotas na Justiça, a coligação adversária PSDB/Cidadania mantém uma postura de confronto. Para a defesa de Jenny, essa insistência revela um quadro de perseguição política após o resultado das urnas de 2024.

Segundo a vereadora, a sequência de recursos representa apenas uma tentativa frustrada de deslegitimar a vontade popular.

 

Anúncio

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.