A Secretaria de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu já encaminhou, nos primeiros seis meses de 2024, mais de cem cirurgias pelo programa Opera Paraná. Implantado pelo Governo do Paraná, o objetivo do programa é diminuir as filas de espera para procedimentos de alta complexidade. Do total de encaminhamentos, mais de 70 pacientes foram para cirurgias para prótese de quadril ou joelho, sendo que 30 destes procedimentos já foram realizados.
As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Regional de Guarapuava, referência em cirurgias de alta complexidade. Os pacientes e acompanhantes são transportados de carros ou ônibus e recebem toda a assistência necessária, garantindo refeição e hospedagem, caso seja preciso, e uma ambulância, para retorno do paciente. Uma estrutura completa, para atender os pacientes que fazem atendimentos fora do município.
Procedimento delicado, que devolve a qualidade de vida
A colocação de próteses, dada a complexidade do procedimento, exige cuidados no pós-operatório. O tempo de recuperação pode variar conforme o quadro clínico do paciente. Em geral, pode levar entre 2 a 3 meses para recuperação total, quando o indivíduo terá a vida mais próxima do normal.
Há anos, a aposentada Almeri Schneider sentia dores na região do quadril, e vivia à base de medicamentos, para amenizar o incômodo. Há 40 dias fez a cirurgia de correção. Ainda em fase de recuperação, Almeri não esconde a alegria de ter conseguido atendimento. Hoje, aos poucos retorna às atividades diárias, sem necessitar de remédios. “Antes fazia minhas coisas, mas sempre sentindo dor”, relembra. “O atendimento foi muito bom, recebemos almoço, jantar. Depois da cirurgia melhorou tudo na minha vida”, comemora Almeria.
A dificuldade em afazeres simples do cotidiano angustiava o aposentado Carlos Alfredo de Jesus, do Bairro São Lourenço. Os incômodos variavam entre dores e leve dormência na região do quadril, o que o atrapalhava inclusive para dormir. “Fui pego de surpresa, pela agilidade em que a cirurgia foi autorizada, e pelo acompanhamento que recebi da equipe da Saúde”, afirmou o aposentado, que cerca de um mês após colocar uma prótese no quadril, já sente melhora ao realizar movimentos básicos. “Já sinto firmeza na prótese, embora não possa, claro, forçar muito. Já consigo me firmar em pé, com o uso do andador”, conta.
“Os pacientes que necessitam de cirurgias de quadris, ou o uso de próteses, geralmente são idosos, então precisamos cuidar de todas as necessidades que eles têm, como a segurança e o conforto no transporte”, explica secretário de Saúde Fabio de Melo. Para ele, a saúde de Santa Terezinha de Itaipu é um exemplo ao país. “É um momento de satisfação para as famílias, mas de realização pessoal e profissional para todas da gestão municipal, contando com uma equipe excepcional, que faz do município uma referência”, comemora.
Relação institucional
Santa Terezinha de Itaipu tem uma relação afinada com o Governo do Paraná, com o deputado estadual Ademar Traiano e com a Secretaria de Saúde do Paraná. Segundo a prefeita Karla Galende, a articulação com lideranças estaduais tem proporcionado ao município atrair investimentos consideráveis para a saúde.
“Receber do programa Opera Paraná essas cirurgias de alta complexidade para os itaipuenses eu considero como a mais importante conquista”, comemora a prefeita. “Poder proporcionar à população itaipuense a realização dessas cirurgias. Pessoas que, há décadas, estavam na fila esperando. Isso é motivo de muita satisfação. As ações humanizadas, que são tão importantes hoje, frente à nossa responsabilidade na gestão pública”, avalia a chefe do Executivo.