Em uma operação com foco na fiscalização de descanso obrigatório de motoristas profissionais realizada em Santa Terezinha do Itaipu, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma carreta com graves problemas de manutenção. O veículo estava com parte dos freios traseiros inoperantes e com pneus em péssimo estado de conservação. Além disso, o condutor estava em descumprimento com as regras de descanso obrigatório, previstas em lei.
Ao abordar o motorista, um homem de 57 anos, para fiscalização do cumprimento das regras, a PRF verificou que estas não estavam sendo cumpridas. Ao vistoriar o veículo, com claros indícios de falta de manutenção, foi possível detectar o isolamento do freio traseiro do veículo. O isolamento, com amarração das mangueiras de ar do sistema de freio, possibilita que o veículo circule, mesmo com o freio não estando em funcionamento. A PRF ainda identificou nove pneus em péssimas condições, até mesmo com as malhas de aço rompidas, podendo estourar a qualquer momento.
A carreta foi retida e só foi liberada após regularização dos problemas que geravam risco à segurança viária. Foi realizado recolhimento de documentos e liberado o motorista para realizar o descanso obrigatório de 11 horas, medida prevista no código de trânsito, em local apropriado. O valor total de multas aplicadas foi de R$ 520,00.
No momento da fiscalização a carreta estava vazia. De propriedade de empresa da região, o veículo retornava de Medianeira para Foz do Iguaçu. Em outubro do ano passado, na BR 376, em Guaratuba (PR), uma carreta com problema nos freios tombou sobre uma van de passageiros, matando nove pessoas, inclusive sete jovens atletas de remo de Pelotas (RS).
O motorista e o proprietário do veículo foram indiciados pela Polícia Civil do Paraná por homicídio culposo e lesão corporal culposa, após a perícia apontar os problemas no freio do veículo de carga.
Fonte: radioculturafo