Policiais federais realizaram uma operação de fiscalização da segurança privada contratada para atuar no festival de música que ocorre em Santa Terezinha de Itaipu, durante este final de semana (09 a 12 de maio).
Considerado um dos maiores eventos gratuitos da América Latina e com expectativa de mais de 200 mil visitantes, o festival conta, além do apoio das forças de segurança, de dezenas de vigilantes contratados para garantir a segurança no interior do festival.
A PF ressalta que a contratação de empresas clandestinas de segurança, além de ilegal, é um risco para o evento já que não se submetem ao controle e não oferecem as garantias do emprego de vigilantes qualificados e treinados conforme as normas legais vigentes.
Além da empresa contratada, policiais federais vistoriaram todo o grupo de vigilantes que estão atuando no festival, fiscalizando desde o uniforme utilizado até as qualificações obrigatórias, equipamentos empregados e a distribuição no local do evento. O profissional de segurança privada precisa ter, além da sua formação técnica, cursos de reciclagens a cada dois anos, ausência de ficha criminal e cadastro na Polícia Federal.
A PF realiza regularmente fiscalização de segurança privada não só em grandes eventos que ocorrem em toda a região oeste do estado, como também em agências bancárias, casas de eventos e espaços de shows que possuem o emprego de vigilantes. A presença de segurança clandestina em qualquer evento pode ser denunciada através do Disque-Denúncia com garantia de sigilo e anonimato.