Conecte-se conosco

Santa Terezinha

IDEB: Educação de Santa Terezinha registra melhor média da história

Santa Terezinha de Itaipu atingiu a nota 7,8, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É a melhor avaliação do município, desde que o indicador foi criado, em 2005. Na avaliação referente a 2021, a média das escolas municipais atingiu 6,9 de nota.

Publicidade

A média se refere à nota de desempenho dos alunos da 5ª série, das cinco escolas municipais avaliadas. Para compor o IDEB, o MEC leva em consideração as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo censo escolar.

Educação de Santa Terezinha entre as dez melhores do Paraná

Na comparação com o IDEB de 2021, quando foi feita a última avaliação, houve um aumento significativo. Na ocasião, o município alcançou 6,9 na pontuação. Neste ano, Santa Terezinha apresentou o terceiro melhor resultado, entre as cidades que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), e figura entre as dez mais bem avaliadas, no Paraná. Além disso, a média obtida foi superior às médias nacional e estadual, com 6 e 6,7, respectivamente.

“As razões para hoje comemorarmos são muitas, atingir o índice de 7.8 nos deixa felizes e orgulhosos. Essa conquista é reflexo do comprometimento e dedicação de todos os envolvidos: equipe gestora, pedagógica, professores, funcionários, alunos e suas famílias. Oferecer uma educação pública de excelência é possível e Santa Terezinha de Itaipu está no caminho”, analisou a secretária de Educação Simara Cordeiro da Silva Jorge.

A escola municipal com melhor desempenho foi a Olímpio Sprícigo, com a nota 9, seguida das também escolas municipais Cecília Meireles (7,8), Nossa Senhora do Carmo (7,7), Monteiro Lobato (7,2) e Alexandre Zilli Netto (7,1).

Para a diretora da escola Olímpio Sprícigo Fabiane Maria Rukat Coelho, a nota foi resultado de muito planejamento e estratégias educacionais voltadas a potencializar a aprendizagem do aluno e um trabalho em equipe, envolvendo pais, professores, equipe pedagógica e todos os demais servidores. “Pensar na educação é ir para além do dever, pois nossas crianças são as sementes do nosso amanhã. Estamos todos muito felizes em fazer parte da história da qualidade de ensino ofertada pelo município”, comemorou a diretora.

Índice – Criado em 2005 pelo MEC, o Ideb é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. A avaliação considera o índice de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conjunto de avaliações aplicadas pelo Inep em larga escala que permite traçar diagnósticos sobre a educação brasileira. O índice é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento, no intervalo de 0 a 10.

Em 2021, o Inep estabeleceu novas diretrizes para o Saeb que previam aplicação digital da avaliação, ampliação das séries abrangidas a partir do 2º ano do ensino fundamental e avaliação das quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Até a edição mais recente do Saeb, no entanto, apenas as áreas de conhecimento avaliadas foram alteradas.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.