Conecte-se conosco

Santa Terezinha

Corredor Ecológico Santa Maria: Há 20 anos preservando os recursos naturais e perpetuando a fauna e a flora

A solenidade em comemoração aos 20 anos do Corredor Ecológico Santa Maria reuniu os parceiros, instituições e técnicos responsáveis pela implantação de um dos projetos ambientais mais importantes para a preservação ambiental no Oeste do Paraná, e marcou esta quarta-feira, 29, com muito conhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo desses anos, além de uma nova perspectiva para um futuro ainda melhor.

Publicidade

“Comemoramos 20 anos de história e de muito trabalho, de um verdadeiro laboratório a campo aberto. E ver que todo esse trabalho continua se perpetuando cada vez mais, é sensacional para garantir o bem-estar das futuras gerações”, destacou a prefeita Karla Galende.

Considerado patrimônio ambiental e de biodiversidade, o Corredor Ecológico Santa Maria, é um marco memorável para todos os envolvidos. “O corredor tem um papel fundamental para a preservação da fauna e da flora, por isso buscamos sempre incentivar as prefeituras para que façam parte do projeto”, disse o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, general Luiz Felipe Carbonell.

A presidente do Instituto Caminhos da Conservação e proprietária da Fazenda Santa Maria, Giovanna Machado, destacou que “o corredor é um projeto de sucesso e contribui para a conexão entre o Parque Nacional do Iguaçu e a mata ciliar de Itaipu, e pensando nessa preservação é que tudo começou”.

“Poder ver a consolidação do corredor e a participação frequente das entidades é gratificante, mais que isso, ver que tem uma nova geração assumindo o compromisso com o projeto, é algo que nos deixa muito felizes”, acrescentou o ex-prefeito e grande apoiador do projeto, Cláudio Eberhard.

Para o biólogo Apolônio Rodrigues e para Sérgio Ferreira de Lima, gerente de Meio Ambiente e Segurança Viária da EcoCataratas em 2002, que acompanharam o desenvolvimento do corredor ao longo dos anos, é satisfatório poder comemorar o aniversário de 20 anos do Corredor Ecológico Santa Maria, que reflete na qualidade do meio ambiente e na preservação de espécies.

Durante o evento, as autoridades realizaram a entrega de homenagens aos atores e instituições responsáveis pelo grandioso projeto de preservação ambiental. Além disso, foi realizado o plantio de mudas nativas e o descerramento da placa do bosque comemorativo. No período da tarde, um evento técnico envolveu os gestores de educação ambiental da Itaipu Binacional e das prefeituras. Na oportunidade, os profissionais escreveram frases sobre o que esperam do corredor para os próximos anos, as mensagens foram colocadas em uma cápsula que foi enterrada, e deve ser aberta após 10 anos.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.