Vip Barbearia
Portal Costa Oeste 1
Sanduicheria Iguaçu
Artigos que valem a pena ler
Foz do Iguaçu: Vítimas pedem socorro, populares chama polícia e suspeitos são detidos

Foz do Iguaçu: Vítimas pedem socorro, populares chama polícia e suspeitos são detidos

access_time 22 de março de 2018

A Polícia Militar foi acionada na manhã desta quinta-feira (22), por populares, e detiveram em flagrante dois suspeitos de roubo.

Interação de shopping centers em Cidade do Leste viraliza nas redes sociais

Interação de shopping centers em Cidade do Leste viraliza nas redes sociais

access_time 6 de fevereiro de 2020

Uma interação entre alguns shopping centers de Cidade do Leste viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (05), em comemoração ao

Foz: Homem com mandado de prisão tenta enganar policias e acaba preso

Foz: Homem com mandado de prisão tenta enganar policias e acaba preso

access_time 16 de maio de 2018

Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido depois de ser abordado pela Polícia Militar no Jardim Jupira,



Apoio ao agricultor é realidade em Santa Terezinha de Itaipu

Apoio ao agricultor é realidade em Santa Terezinha de Itaipu
access_time 12 de agosto de 2019 chat_bubble_outline 0 comentários

Equipes da administração municipal estão à campo para garantir, no período do vazio sanitário, estradas readequadas e conservação de solo aos produtores rurais

Publicidade

Estradas readequadas para a trafegabilidade de maquinários pesados, caminhões e transporte escolar, além de apoio com mecanização rural para a conservação do solo. Essa é a realidade vivida pelos produtores rurais de Santa Terezinha de Itaipu, que há alguns dias estão recebendo melhorias durante a entressafra.

O período conhecido como vazio sanitário, que ocorre no Paraná entre 10 de junho a 10 de setembro (espaço de tempo em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo), está sendo utilizado pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente para garantir melhoria ao produtor rural do município. Os programas foram ampliados por meio da lei nº 1806/2019, aprovada pelo Legislativo Municipal e sancionada pelo prefeito Cláudio Eberhard.

Dentre os programas de incentivo está o Promer-Solo, que é o Programa de Mecanização Rural e Conservação de Solo. Ele tem como finalidade, atender o produtor rural mediante incentivos e ações voltadas à construção e reformas de terraços, descompactação do solo, preparos do solo e tratos como aração, gradeação, subsolagem, distribuição de calcário/sementes, roçadas, encanteiramento, serviços com lâmina e concha, silagem, limpeza de valas e bigodes. Hoje, a secretaria conta com cerca de 30 equipamentos que ficam à disposição dos agricultores.

Para o secretário da pasta de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Sérgio Ruppenthal, as ações, além de manterem a conservação do solo, atendem o produtor para que ele possa se fixar no campo e diversificar sua propriedade. “Muitos agricultores não têm equipamentos e maquinários adequados para realizar os serviços, dessa forma, por meio do programa, a secretaria fornece maquinários e equipamentos para que os serviços possam ser realizados”.

Agricultor na Comunidade de São João do Canavial, Anderson Marangoni está sendo beneficiado com a reforma de terraços. Para ele, a ação garante a conservação do bem mais precioso do agricultor: o solo. “Não temos do que reclamar. Estou muito satisfeito com o atendimento; a medida que necessitamos, somos atendidos com rapidez e qualidade nos serviços”, destacou.

Readequação de estradas rurais

Estradas rurais em boas condições de trafegabilidade compõem a gama de ações voltadas ao homem do campo. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Vânio Morona, nos próximos 30 dias, os trabalhos de readequação que consistem em levantamento das vias e, posteriormente, o cascalhamento, serão intensificados para aproveitar o vazio sanitário.

A ação é resultado do convênio entre o município e a Itaipu Binacional, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. As benfeitorias abrangem as estradas rurais nas comunidades de São João do Canavial, Apepu e Três Fazendas. Nesta etapa, serão aproximadamente, 10 quilômetros de estradas rurais que passarão por completa readequação.

Para o agricultor, Douglas Alamini, da Linha Apepu, a adequação das estradas garante conforto, segurança e economia ao produtor rural. “Estamos felizes com o trabalho realizado, pois ele nos trás inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito ao escoamento da produção, além de reter a erosão do solo. O trabalho é impressionante, não imaginava que ficaria tão bom. Ações como essa, não vemos acontecer em outros municípios”, avaliou.

Britador – Morona destacou que todo trabalho está sendo possível devido a utilização do britador, recentemente adquirido pela administração e instalado na pedreira municipal. “Com esse equipamento, produzimos material com mais qualidade e rapidez, uma vez que não necessitamos buscar material em outros municípios da região”, lembrou.

Mais estradas – O trabalho de adequação de estradas rurais vem sendo realizados desde o ano passado, quando foram adequados mais de 3,5 km. No total, estão sendo realizados são mais de 13 km de estradas rurais adequadas, que garantem o escoamento da safra, trafegabilidade, transporte escolar e comodidade ao homem do campo.

Fotos/Matéria: DCSTI

 

Sem comentários

comment Sem comentários ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Envie uma comentário

Deixe seu comentário