Itaipuland
banner-happy-hour
banner
cazzuni2
Artigos que valem a pena ler
Missal: Jovem é detido com simulacro de arma de fogo

Missal: Jovem é detido com simulacro de arma de fogo

access_time 16 de abril de 2017

A Polícia Militar de Missal em patrulhamento na noite de sábado (15), na Linha Cabeceira do Cedro, interior de Missal,

Governo federal retira do orçamento duplicação da Rodovia das Cataratas

Governo federal retira do orçamento duplicação da Rodovia das Cataratas

access_time 4 de junho de 2018

Para compensar a redução no preço do diesel, o governo federal resolveu cortar obras que estavam previstas para o orçamento

Missal: Polícia Civil com apoio do GDE de Medianeira apreendem arma e munições

Missal: Polícia Civil com apoio do GDE de Medianeira apreendem arma e munições

access_time 8 de dezembro de 2017

Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão na cidade de Missal na manhã desta quinta-feira (07), policiais civis

Publicidade


Santa Terezinha de Itaipu é 1º lugar no Prêmio Pró-Catador Paraná

Santa Terezinha de Itaipu é 1º lugar no Prêmio Pró-Catador Paraná

Santa Terezinha de Itaipu é 1º lugar no Prêmio Pró-Catador Paraná

access_time 5 de dezembro de 2018 chat_bubble_outline 0 comentários

O município de Santa Terezinha de Itaipu disputou a nível estadual na categoria C, municípios de 20 a 50 mil habitantes
Santa Terezinha de Itaipu é a grande vencedora do Prêmio MPT Cidade Pró-Catador Paraná, na categoria C, onde disputaram municípios de 20 a 50 mil habitantes.

Publicidade

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (05), às 14h, no auditório da FIEP, o município recebeu o prêmio em reconhecimento às melhores iniciativas de coleta seletiva solidária do Paraná.

Santa Terezinha de Itaipu recebeu certificado nível Ouro de reconhecimento pela qualidade da prática implementada, além da publicação e ampla divulgação da prática em todos os canais disponibilizados pelo prêmio.

Aprefeita em exercício Neide Mariot Corrente, foi até Curitiba para receber o prêmio, acompanhada do secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, do Coordenador do Centro de Triagens de Materiais Recicláveis, Darlei Souza, presidente da Acaresti, Antônio Correia e equipe de catadores da Acaresti. 

“É uma grande satisfação saber que Santa Terezinha de Itaipu é destaque entre os municípios de até 50 mil habitantes. Estamos muito contentes, pois o prêmio é a comprovação do comprometimento de toda a equipe e população itaipuense que colabora com as ações ambientais”, ressalta a prefeita em exercício.

O secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal, destaca os investimentos constantes, o que tem contribuído com a trajetória de sucesso da coleta seletiva implantada no município em 2014. “O sistema de coleta seletiva implantando no município tem se destacado cada vez mais graças aos investimentos em infraestrutura, o que resultou na otimização do trabalho realizado pelos catadores e, consequentemente, no aumento da renda. Temos ainda uma grande parceria com a Itaipu Binacional e um grande diferencial para este ano, que é o sistema de geração de energia fotovoltaica, que garante a redução dos valores empregados na conta de luz, com economia de aproximadamente 90% na conta de luz”.

O programa

Implantado pela Administração Municipal em fevereiro de 2014, o novo modelo de coleta seletiva revolucionou o trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais de Santa Terezinha de Itaipu, que deixaram de empurrar carrinho na rua e hoje trabalham somente no Centro de Triagem.

Além disso, o recolhimento de materiais recicláveis nas residências é feito com o auxílio de 03 caminhões que percorrem todos os bairros e zona rural.

De 35 toneladas coletadas e separadas anteriormente, a Acaresti (Associação dos Catadores de Recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) passou a processar em média 120 toneladas ao mês, mais que dobrando a renda dos trabalhadores, de R$ 450 para R$ 1600, média mensal.

Publicidade

Fotos/Matéria: DECOMSTI

 

content_copyCategorias do post

Sem comentários

comment Sem comentários ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Envie uma comentário

Deixe seu comentário

Publicidade