800x120
Burger-House-800x120
Sanduicheria Iguaçu
Vip Barbearia
800X120-TOPO
Artigos que valem a pena ler
STI: Projeto flauta doce leva música e conhecimento para alunos da rede municipal de ensino

STI: Projeto flauta doce leva música e conhecimento para alunos da rede municipal de ensino

access_time 29 de setembro de 2017

Além dos conhecimentos sobre música, a oficina é uma ferramenta de descontração e motivação entre uma matéria e outra. Além

Morador de Santa Terezinha de Itaipu morre esmagado após capotar trator em Ramilândia

Morador de Santa Terezinha de Itaipu morre esmagado após capotar trator em Ramilândia

access_time 15 de dezembro de 2017

Na manhã de quinta-feira, 14, por volta das 11h:00, policiais militares em serviço na cidade de Ramilândia, foram acionados para

São Miguel: Indígena é acusado de furto de veículo e tentativa de duplo homicídio no interior do município

São Miguel: Indígena é acusado de furto de veículo e tentativa de duplo homicídio no interior do município

access_time 5 de dezembro de 2017

Na tarde desta terça-feira, 05, o furto de um veículo e uma tentativa de duplo homicídio foram registrados no interior



Piscina aquecida garante hidroginástica no CIAMI mesmo nos dias mais frios em STI

Piscina aquecida garante hidroginástica no CIAMI mesmo nos dias mais frios em STI
access_time 13 de junho de 2018 chat_bubble_outline 0 comentários

Mais de 200 alunos participam ao longo da semana das atividades que trazem benefícios à saúde física e mental

Publicidade

As baixas temperaturas que Santa Terezinha de Itaipu tem registrado durante o outono não desanimaram a turma da hidroginástica do Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (CIAMI), de Santa Terezinha de Itaipu. Diariamente homens e mulheres participam das atividades coordenadas pela professora Regina de Araújo em uma piscina com água aquecida em temperaturas que variam entre 28º C e 30º C e totalmente adaptada, com barras de segurança nas laterais para facilitar o apoio das pessoas na hora dos exercícios.

As atividades colaboram tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental dos participantes, através do convívio social e interação entre eles. “A hidroginástica na vida dos idosos é muito importante na questão de melhorar o condicionamento físico e também psicológico. Trabalhamos não só o corpo, mas a mente das pessoas. O lado físico, melhora a circulação sanguínea, melhorando a respiração, trabalha a questão pulmonar deles. E já entra na parte das dores, artrose, artrite, bursite, muitos têm desvio de coluna, hérnia de disco, então há uma redução em pelo menos 50% nessas dores. Algumas participantes dizem que nem dói mais nada. E aqui elas também fazem novas amizades, interagem com outras participantes com idades parecidas, com mesmos assuntos e interesses”, explica a professora Regina de Araújo.

Com aulas gratuitas, a hidroginástica conta com turmas de mulheres diariamente e de homens nas segundas, quartas e sextas, durante a manhã e tarde. Atualmente mais de 200 alunos participam das aulas. Para se inscrever basta se cadastrar no CIAMI, localizado na Rua Ângelo Pedro Dotto, 788, Centro. Após informar nome e telefone, a pessoa será cadastrada em uma lista de espera, sendo chamada assim que abrir novas vagas.

Uma das alunas que está há mais tempo nas atividades do CIAMI é Perpétua Bergamasco. Ela ressaltou os benefícios que a hidroginástica trouxe para sua saúde e vida. “Isso aqui é muito bom, é uma piscina muito bem preparada para idoso e isso é uma forma de saúde para a gente. Sou uma das primeiras alunas daqui e nunca falto. Eu amo isso aqui e é muito bom para a minha saúde, circulação, para tudo. Depois que fiquei viúva, achei que precisava procurar um lugar melhor para mim e o melhor lugar que encontrei foi aqui, onde a gente é muito bem acolhida e tem diversas atividades para o idoso”, revelou.

Outra participante, Marcolina Zimmermann, confessa que em dias frios até chega a dar um pouco de preguiça de sair da cama, mas o que a motiva a comparecer às aulas é a melhora na saúde que teve com a atividade. “Às vezes estamos com um pouco de preguiça de sair debaixo dos cobertores, mas eu penso no quanto minha saúde melhorou depois que comecei a fazer as atividades e daí salto da cama e venho para cá”, destacou.

 

content_copyCategorias do post

Sem comentários

comment Sem comentários ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Envie uma comentário

Deixe seu comentário