Um anúncio na noite da última quinta-feira, (28), durante reunião do Partido Republicanos, acabou mexendo com o cenário político em Foz do Iguaçu. Foi depois que o general Joaquim Silva e Luna, pré-candidato a prefeito, falou da convocação recebida do ex-presidente Jair Bolsonaro, para mudar de partido.
“Mais uma vez, o nosso presidente Bolsonaro, articulado pelo governador Ratinho, fui convocado para integrar o PL e fazer parte de um projeto de governo. Não é a primeira vez que recebo uma convocação desse tipo.
Recebi a convocação para a Itaipu Binacional, onde fiquei dois anos, aqui em Foz do Iguaçu, depois para a Petrobrás, onde fiquei pouco mais de um ano e agora, na condição de pré-candidato, filiado ao Partido Republicanos, recebi essa convocação para me juntar ao PL, onde terei o reforço de oportunidades de ambos os partidos.
Eu não estou me afastando do partido. Republicanos e PL vão caminhar juntos. Quero deixar claro que essa mudança de partido não muda de pessoa. Eu continuo sendo a mesma pessoa, que tem a intenção de servir a Foz do Iguaçu. Com o mesmo propósito e o mesmo sentimento de gratidão que sempre tive pela nossa gente”, disse o general.
A filiação no Partido Liberal, segundo a assessoria do general, deverá ser conduzida pelo deputado federal Fernando Giacobo, presidente estadual do PL no Paraná. Entramos em contato com Deputado Federal Vermelho, presidente do PL de Foz do Iguaçu, mas ele ainda não se manifestou sobre o assunto.
O General Silva e Luna está na presidência do Republicamos de Foz do Iguaçu desde outubro de 2023, quando assumiu o lugar do advogado Sidnei Prestes. Fazem parte da executiva Adilamar Kunzler, como Vice-Presidente e a Comissão Diretora Municipal do Republicanos em Foz do Iguaçu é composta por Valdir Antônio Ferreira, Tesoureiro; Jorge Ricardo Aureo Ferreira, Secretário e Ricardo Albuquerque de Oliveira, como Membro.
Rádio Cultura Foz Foto: Agência Brasil