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Projeto de terceiras faixas nas PRS 495 e 497: dois trechos já estão protocolados no Governo do Estado

O ano de 2024 foi marcado pelo início de um projeto ambicioso, inédito e histórico no extremo oeste paranaense. Prefeitos, vereadores, empresários, representantes de relações comerciais e cooperativas iniciaram um projeto que há muitos anos vinha sendo discutido na região: a revitalização das rodovias que margeiam o Lago de Itaipu, PR’s 495 E 497.

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As rodovias dos anos 80 já não suportam mais o volume de veículos, principalmente de tráfego, com o crescimento gigantesco do setor industrial e agropecuário da região. Isso afeta o desenvolvimento regional, e a solução é melhorar a infraestrutura viável.

Com a mobilização das lideranças do oeste, houve o alinhamento com o Governo do Estado, intermediado por deputados, entre eles Sandro Alex, Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná.

Com algumas reuniões ficou acordado que um anteprojeto seria elaborado, custeado pelo setor privado da região, e orientado ao DER, Departamento de Estradas e Rodagem do PR, para aprovação e posterior licitação do projeto executivo e então efetivado a execução das obras.

O objetivo principal: a construção de terceiras pistas em pontos críticos.

Por várias oportunidades, Sandro Alex, afirmou que o dinheiro para a execução do projeto, algo em torno de 200 milhões de reais, já estaria na caixa do Governo, com o aval do Governador Ratinho.

Foram arrecadados mais um milhão e setecentos mil reais da iniciativa privada regional para a elaboração do anteprojeto.

Em comum acordo, as lideranças elegeram a Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon, a Acimacar, para a gestão desse recurso e contrataram a empresa que realiza os estudos necessários.

Agora, no início do ano, o anteprojeto está sendo finalizado. O presidente da Acimacar, Paulo Grenzel, em entrevista ao jornal ”O Presente” de Marechal Rondon, detalhou que, apesar de um pequeno atraso, tudo deve ser protocolado até fevereiro no DER. Inclusive revelou que dois trechos já estão em tramitação no Governo do Estado.

A expectativa é a construção de 35 a 40 quilômetros das terceiras faixas, além de outras melhorias nas rodovias, conforme uma prévia do estudo.

Para o presidente da Acimacar, tudo isso é fruto do trabalho em conjunto da sociedade do oeste paranaense. Ele destacou que o investimento é histórico, e vai abranger, praticamente, todos os municípios lindeiros, que são cortados pelos PR’s 495 e 497, além de outros dois trechos: PR 467 de MCR e a rodovia que liga o município de Diamante do Oeste.

Fonte: Costa Oeste 93 com O Presente

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