Portal Costa Oeste

PF deflagra operação contra fraudes na Caixa Econômica Federal em Londrina

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Chave Mestra, com foco no combate a fraudes bancárias que teriam causado prejuízos à Caixa Econômica Federal.

Os policiais cumprem um mandado de busca e apreensão em Londrina, no norte do Paraná, expedido pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

A investigação começou após a Caixa comunicar à PF que um cliente contestou diversas movimentações não reconhecidas em suas contas. Uma auditoria interna apontou indícios de fraude na validação biométrica (digital e facial), que teria permitido ao suspeito vincular suas próprias impressões digitais e imagem ao cadastro da vítima. Com isso, ele conseguia realizar saques e transferências como se fosse o titular.

O caso é investigado como furto qualificado mediante fraude, crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de dois a oito anos de prisão, além de multa.

Segundo a PF, o nome da operação faz referência à forma como o criminoso teria agido: ao manipular os dados biométricos, ele teria criado uma espécie de “chave mestra” para acessar recursos de terceiros.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e mensurar os prejuízos.

Sair da versão mobile