Portal Costa Oeste

Paraná tem alerta de tempestade e ventos de até 60 km/h, segundo Inmet; veja regiões

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos de perigo de tempestade para algumas regiões do Paraná nesta quarta-feira (29). Veja mais abaixo.

Publicidade

O primeiro alerta, válido até quinta-feira (30), abrange as regiões de Metropolitana de Curitiba, litoral, central, noroeste, parte do oeste e sudeste.

O segundo alerta é válido para as regiões norte, noroeste, Norte Pioneiro e parte da Região Metropolitana de Curitiba, e termina às 23h59 de sábado (31).

Conforme o Inmet, estão previstos ventos intensos que podem atingir até 60 quilômetros por hora, queda de granizo e chuva de até 50 milímetros.

O risco é baixo para queda de energia, estrago em plantações, queda de galhos de árvore e alagamento.

Alertas de tempestades: à esquerda, alerta é válido até sexta (30); à direita, alerta é válido até sábado (31). — Foto: Inmet

O que diz o Simepar

 

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a presença da umidade, combinada com o aquecimento diurno, favorece pancadas de chuvas nas regiões, nesta quarta-feira (29).

“No setor centro-leste, os maiores acumulados de chuva são esperados devido à influência de um sistema alongado de baixa pressão próximo à costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil”, disse o órgão.

Para quinta, sexta e fim de semana, a chuva deve continuar no estado, segundo o Simepar, com aumento importante na faixa centro-norte e centro-leste do Paraná na sexta-feira.

Cuidados

 

Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Evitar enfrentar o mau tempo;
  • Observar alteração nas encostas.

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Fonte: G1 Paraná

Sair da versão mobile