A Justiça voltou a determinar, nesta quinta-feira (12), o afastamento dos vereadores Edimilson Dias Barbosa, o Dudu Barbosa, e Valdomiro Nunes Ferreira, o Valdomiro Bozó, da Câmara Municipal de Toledo, atendendo a recurso apresentado pelo Ministério Público do Paraná (MPPR).

Os dois haviam retornado às funções legislativas na última segunda-feira (9), após decisão da 1ª Vara Criminal que revogou a medida cautelar de afastamento. Na ocasião, o juiz entendeu que os motivos que justificaram a suspensão não permaneciam, citando a conclusão da fase de instrução e a aprovação do projeto de lei investigado.
Com o novo entendimento, o TJ PR reconsiderou a decisão anterior e restabeleceu o afastamento conforme solicitado pelo MPPR, que sustenta a necessidade da medida para garantia da ordem pública e para evitar possível reiteração criminosa.
Os vereadores são réus em ação penal por corrupção passiva. Segundo a denúncia do Ministério Público, eles teriam solicitado R$ 300 mil em vantagem indevida, em outubro de 2024, a uma empresa do setor de energia renovável em troca de apoio à aprovação de projeto relacionado à implantação de uma Central de Geração Hidrelétrica no Rio São Francisco, na Estrada da Usina.
O processo segue em tramitação na Justiça.
Catve.com
