O volume de chuva registrado em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, chegou a 158,6 milímetros neste sábado (24), até as 15h15. De acordo com o Simepar, este é o maior acumulado em um único dia no município em 2026.
A última vez que a estação meteorológica registrou um volume diário tão elevado foi em 3 de maio de 2024, quando foram contabilizados 191 milímetros.
A chuva intensa também atingiu outras regiões do Paraná. Entre as estações meteorológicas do Simepar que registraram mais de 10 milímetros até as 13h45 deste sábado, os maiores volumes foram em Pato Branco, com 191,8 milímetros; Guaraqueçaba, com 176 milímetros; Francisco Beltrão, com 158,4 milímetros; Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, com 107 milímetros; e Lapa, com 99,2 milímetros.
ACUMULADOS DE OUTUBRO
O volume de chuva ao longo de outubro também já supera a média histórica do mês em 44 das 47 estações meteorológicas do Simepar com mais de cinco anos de operação. As exceções são Fazenda Rio Grande, Pinhão e Umuarama. Nesses municípios, porém, houve dias de manutenção nas estações, o que impediu o registro de toda a precipitação.
Algumas cidades já apresentam os maiores acumulados para outubro dos últimos anos. Em Cruzeiro do Iguaçu, foram registrados 523,2 milímetros, maior volume para o mês desde 2021. Em Foz do Iguaçu, o total chegou a 491 milímetros, o maior desde 1997.
Loanda acumulou 362,4 milímetros, recorde para outubro desde 2017. Já Santo Antônio da Platina registrou 198,2 milímetros, maior volume para o mês desde 2019.
ALAGAMENTOS EM FRANCISCO BELTRÃO
A chuva intensa deste sábado também provocou alagamentos em ruas de Francisco Beltrão. A situação foi registrada em vídeos que mostram veículos cercados pela água e dificuldades de circulação.
Catve.com

