Um bezerro nasceu com uma anomalia genética em uma fazenda localizada na cidade de Paranavaí, situada no noroeste do Paraná. O bezerro nasceu com cinco patas, sendo uma delas localizada em seu lombo.
O fenômeno, conhecido como polimelia, é uma má formação raramente observada, como destacou o médico veterinário Daniel Roberto Faria em entrevista ao G1. Segundo o especialista, a polimelia é uma condição geralmente provocada por uma alteração genética durante o desenvolvimento embrionário.
Faria explicou que a anomalia pode ter ocorrido devido a uma gestação gemelar, onde um dos embriões não se desenvolveu completamente. Nesse caso, parte desse embrião pode ter se unido ao embrião que se desenvolveu, resultando na formação adicional de uma pata. “É bastante raro”, afirmou o veterinário.
Apesar da aparência incomum, a polimelia não prejudica o animal, assegura Faria. Ele ainda acrescentou que é possível realizar a remoção da pata extra que cresceu no lombo do bezerro. No entanto, essa intervenção pode representar riscos para o animal, uma vez que a pata extra está inserida na coluna vertebral do bezerro.
Fonte: TN Online/ G1