Sanduicheria Iguaçu
Portal Costa Oeste 1
Vip Barbearia
Manain
Artigos que valem a pena ler
Itaipulândia: Prefeitura investe em melhorias nos estabelecimentos municipais de ensino

Itaipulândia: Prefeitura investe em melhorias nos estabelecimentos municipais de ensino

access_time 12 de julho de 2019

Foi assinado nesta quinta-feira, dia 11 de julho, ordem de serviço para início das obras que vai contemplar melhorias nas

Diamante D’Oeste: Jovens simulam acidente e são descobertos pela Polícia Militar

Diamante D’Oeste: Jovens simulam acidente e são descobertos pela Polícia Militar

access_time 17 de janeiro de 2018

Na manhã dessa quarta-feira (17) Nilson Zanettin foi até o Destacamento da Polícia Militar em Diamante D’Oeste e informou ao

BPFron apreende grande quantidade de agrotóxicos em Vera Cruz do Oeste

BPFron apreende grande quantidade de agrotóxicos em Vera Cruz do Oeste

access_time 24 de setembro de 2018

Uma grande apreensão de agrotóxicos foi realizada nesta tarde (23), em Vera Cruz do Oeste. Os produtos foram apreendidos por



Prefeito de Ciudad del Este acredita que fronteira será aberta até fim de setembro

Prefeito de Ciudad del Este acredita que fronteira será aberta até fim de setembro
access_time 10 de setembro de 2020 chat_bubble_outline 0 comentários

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, está otimista quanto a reabertura da fronteira. Em entrevista à imprensa paraguaia, Prieto diz estar com esperança que o presidente Mario Abdo Benítez (Marito) autorize a reabertura da Ponte da Amizade até o fim de setembro. A esperança é baseada no Decreto emitido pelo governo paraguaio na terça-feira, 08, que habilitou o posto de migração da Ponte da Amizade para a entrada de estrangeiros.

Publicidade

Embora, a princípio, o Decreto seja válido apenas para voos “borbujas” comerciais para o Uruguai, o prefeito diz que a flexibilização já mostra uma pré-disposição do presidente em reabrir a fronteira.  “Acredito que a disposição de flexibilizar os postos de controle é importante, é um passo para que até dia 26 de setembro, data em que o Brasil deve reabrir a fronteira, nós possamos fazer o mesmo” disse Prieto.

Em entrevista à Rádio Nacional do Paraguai, a Diretora de Migração Ángeles Arriola confirmou que o Decreto, apesar de não ter efeito imediato, é sim um primeiro passo para a negociação com os países vizinhos para a reabertura das fronteiras. “Este decreto nos ajuda a regulamentar para que em um futuro imediato sejam iniciadas as negociações com os países vizinhos para uma abertura gradual de fronteiras” afirmou.

É válido destacar que a Portaria brasileira, que estabelece o fechamento de fronteiras até dia 26 de setembro, não impede acordos entre cidades-gêmeas para que moradores dessas regiões possam circular entre uma cidade e outra. De acordo com a Portaria, no inciso II do Art. 4º está permitido “o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou de outro documento comprobatório, desde que seja garantida a reciprocidade no tratamento ao brasileiro pelo país vizinho”.

Prieto ressalta que para reativar a economia de Ciudad del Este é fundamental que a ponte esteja aberta. “Espero que o governo se anime e possamos trabalhar e passar esta nefasta página da história que está empobrecendo a nossa querida cidade. Vejo como uma antesala a abertura total depois do dia 26, quando me da muita esperança de que se abra a Ponte da Amizade e que a gente possa trabalhar e dar vida ao microcentro” salientou.

O prefeito citou que há muitos estudantes brasileiros que estão no último ano de Medicina, além de médicos profissionais que estão em Foz esperando há meses para voltar a Ciudad del Este e contribuir na luta contra a Covid-19. “Tomara que com estas flexibilizações possamos recebe-los para reforçar o plantel médico que, de certa maneira, também irá mover a economia” argumentou.

Nova reunião com Chico Brasileiro

De acordo com o prefeito, estava marcada uma nova reunião com o prefeito Chico Brasileiro onde seria tratado sobre a imunização de rebanho da região de fronteira. A reunião deveria acontecer na sede da Itaipu Binacional. Porém, acabou sendo cancelada.

“A reunião seria para ratificar o que já estamos dizendo, que a Covid-19 tomou uma grande porcentagem da população de Ciudad del Este e  já estamos com imunidade de rebanho” concluiu.

Fonte: La Clave/Agência IP

 

Sem comentários

comment Sem comentários ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Envie uma comentário

Deixe seu comentário