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Foz do Iguaçu

Câmara de Foz aprova criação de quatro novos cargos com salários de R$ 10 e 12 mil

O Legislativo aprovou nesta quarta-feira (08) em sessão extraordinária, os projetos que tratam da reorganização administrativa da Câmara. Agora, os projetos de lei vão para sanção do prefeito e o de resolução aguarda promulgação do presidente da Casa.

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Entre as demandas, o projeto criou quatro novos cargos na Câmara, sendo duas chefias de gabinete e duas diretorias. Os novos servidores (Cargos Comissionados) vão ter um custo mensal de cerca de 45 mil reais, que em quatro anos chega a R$ 2,5 milhões de reais.

Veja os salários:

  • Duas chefias de gabinete, com salários de R$ 10.373,35 cada;
  • Diretor de Cerimonial, com salário de R$ 12.448,04;
  • Diretor de Segurança, com salário de R$ 12.448,04.

As Vereadoras Yasmin Hachem (PV) e Valentina Rocha (PT) votaram contra os projetos que versam sobre a reorganização do Legislativo, pontuando que haveria outra forma de resolver os problemas apontados. Além delas, o Vereador Evandro Ferreira também votou contra.

“Com relação às assessoras gestantes, acho que precisamos buscar solução definitiva pra isso. A questão da Diretoria de Cerimonial, a Câmara não tinha essa demanda gigantesca, foi sendo criada com tempo e agora é preciso resolver. Então na minha opinião era preciso reduzir os títulos, os prêmios. Sobre a segurança física e digital, o setor que faz a segurança digital é impecável e a atenção maior na segurança física é algo que sempre falei. Minha contrariedade ao projeto não é a motivação, mas o formato”, pontuou a vereadora Yasmin Hachem (PV).

A vereadora Anice (PP) defendeu principalmente o reforço da área de segurança física do Legislativo, uma vez que a Casa já foi alvo de furtos. “A questão da segurança é necessária. Por isso temos de tomar as providências. Em relação ao cerimonial, acho muito importante termos esse aporte”, pontuou.

O vereador Dr. Ranieri (Republicanos) também se manifestou na tribuna. “Com relação à criação dos cargos, são demandas que têm origem anteriormente e a solução do problema está amparada na lei já escrita. O cargo de segurança, eu tenho certeza que se fizéssemos questionamento aqui no plenário apontariam que não há segurança física aqui. Com relação ao cerimonial, a Câmara criou a demanda, mas não a solução, sobrecarregando servidores que poderiam estar cuidando melhor da comunicação”.

Diretoria de Cerimonial

Está sendo criada a Diretoria de Cerimonial, uma vez que a Diretoria de Comunicação não supre mais todas as demandas do setor, considerando que abarca: assessoria de imprensa, eventos, mídias sociais, publicidade e contratações da área. Essa foi uma demanda dos próprios servidores efetivos, devido à defasagem de pessoal. Cabe salientar que, na última Legislatura (2021/2024) foram criados 10 (dez) eventos a serem realizados pela Câmara além dos já existentes, através das Leis nº 5165/2022, nº 5163/2022, nº 5329/2023, nº 5330/2023, nº 5464/2024, 5.463/2024, nº 5422/2024, nº 5421/2024, nº 5462/2024 e nº 4182/2014.

Chefias de Gabinete

Estão sendo criadas excepcionalmente duas chefias de gabinete para abarcar duas assessoras da gestão anterior que estão gestantes, garantindo assim, a estabilidade constitucional nesse período.

Desmembramento da Diretoria de Tecnologia

A Diretoria de Tecnologia, antiga Diretoria de Segurança Física e Digital, está sendo apenas desmembrada, considerando que as recentes modernizações do Legislativo demandaram a separação das atividades, uma vez que a Casa avançou com agilidade e transparência na tramitação de documentação toda para o digital, instalação de sistema anti-hacker, visto que em 2018 o sistema do Legislativo sofreu ataque e houve perda de diversos documentos, além de outras diversas melhorias no ambiente tecnológico. Também houve a implementação da assinatura eletrônica de todos os processos e redução de gastos com impressões. Diante de todas as mudanças, a segurança física da Casa, setor que precisa de atenção especial, ficará agora sob a responsabilidade de Departamento específico.

Ouvidoria

No que tange ao Poder Legislativo, também foi lido o projeto de lei 146/2024, que versa sobre a restruturação das funções do ouvidor parlamentar da Casa. O objetivo é aprimorar o funcionamento do órgão, após levantamento interno realizado que apontou para a necessidade de adequação na legislação e nas funções. Também avançou o trâmite do projeto de resolução nº 12/2024, que trata sobre a organização e o funcionamento da Ouvidoria Parlamentar e do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) da Câmara, que é vinculado à ouvidoria. A matéria estabelece diretrizes claras e padronizadas para a organização e o funcionamento do setor, alinhando-se, ainda, à Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/2011. Referida reformulação não muda a estrutura administrativa, não gerando despesas financeiras.

Veja como foi o voto de cada vereador

Adriano Rorato – SIM.

Paulo Debrito – SIM

Bosco Foz – SIM

Adnan El Sayed – SIM

Cabo Cassol – SIM

Anice – SIM

Yasmin Hachem – NÃO

Soldado Fruet – SIM

Professora Márcia Bachixte – SIM

Valentina – NÃO

Evandro Ferreira – NÃO

Sidnei Prestes – SIM

Beni – SIM

Balbinot – SIM

Dr. Ranieri Marchioro – SIM

Portal da Cidade com assessoria

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