Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

SMI: Encontro com profissionais da Saúde alinha ações no atendimento à criança e adolescente

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, reuniu na terça-feira, 29, na sala de reuniões da prefeitura, os profissionais da área para fomentar a articulação entre todos os programas que atendem as crianças e adolescentes que passam por situação de violência. O objetivo foi discutir e analisar sobre o atendimento que é oferecido para essas famílias no município.

Publicidade

A responsável pela gestão da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, Vanessa T. da Soler Araújo, disse que os órgãos, os serviços, os programas e os equipamentos públicos devem trabalhar de forma integrada e coordenada, garantindo os cuidados necessários e a proteção das crianças e dos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

No que se refere ao atendimento da política da Saúde, a atenção à saúde das crianças e dos adolescentes em situação de violência deve ser realizada por equipe multiprofissional do Sistema Único de Saúde – SUS, nos diversos níveis de atenção, englobado o acolhimento, o atendimento, o tratamento especializado, a notificação e o seguimento da rede”, destacou Vanessa.

Nos casos de violência sexual, o atendimento deverá incluir exames, medidas profiláticas contra infecções sexualmente transmissíveis, anticoncepção de emergência, orientações, quando houver necessidade, além da coleta, da identificação, da descrição e da guarda de vestígios.

Além disso, completou a gestora, foi comentado na reunião sobre os direitos da pessoa que engravidou devido à situação de violência sexual, podendo realizar a anticoncepção de emergência, a interrupção legal da gravidez ou ainda a entrega legal da criança para adoção.

Apesar de ser um tema delicado, para falar de violência sexual contra crianças e adolescentes é de extrema importância que a sociedade tenha conhecimento que em nosso município existem profissionais que acolhem e atendem as famílias que passam por esta situação, para dar suporte para que as famílias, as crianças e adolescentes consigam superar a situação de violência vivida e sigam suas vidas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.