Conecte-se conosco

São Miguel do Iguaçu

PRF quer instalar unidade em São Miguel do Iguaçu

A diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniu na última  sexta-feira (09) para definir alguns detalhes internos, e conhecer um projeto para a construção de uma nova unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Miguel do Iguaçu.

Publicidade

A reunião também contou com a participação do presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Rainer Zielasko, e dos integrantes do programa, diretor Executivo da Frimesa, Elias Zydek e Alci Rotta Junior.

O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, destaca que os assuntos pautados representam decisões que precisavam ser definidas com a diretoria e que, posteriormente serão levados a Assembleia Geral Ordinária da entidade.

Os diretores também definiram detalhes de trabalho e ações com base em pautas regionais e internas do Conselho dos Lindeiros.

Nova unidade da PRF

Na abertura dos trabalhos foi apresentado o projeto da PRF para a construção de uma nova unidade operacional em São Miguel do Iguaçu. Com esta edificação, outras duas unidades deixariam de funcionar, em Santa Terezinha de Itaipu e em Céu Azul, segundo o chefe da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu, Marcos Pierre Carvalho. “O objetivo é otimizar os procedimentos de fiscalização e possibilitar o trabalho em conjunto com outros órgãos policiais da região com policiamento orientado por inteligência no combate aos crimes transnacionais”, resume Carvalho.

A proposta é que a construção da nova unidade seja viabilizada por intermédio de parceria entre PRF, Itaipu Binacional e Conselho dos Lindeiros, o que será levado, também para Assembleia Geral Ordinária, segundo o presidente, Heraldo Trento. O investimento deve ser de aproximadamente R$ 10 milhões.

De acordo com o chefe da PRF, a unidade proporcionará melhor infraestrutura e possibilitará a atuação com mais eficácia.

Programa de Governança

Outro ponto da reunião contou com a apresentação do ‘Programa Governança, Inovação e Inteligência para Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos nos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu’, à diretoria do POD, o que foi feito pelos professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Douglas Roesler e José Ângelo Nicácio. “O objetivo é fazer com que as demandas regionais e estruturantes sejam amplamente discutidas para serem levadas às demais instâncias de governo, como Estado, União e Itaipu”, ressalta Trento. “A união com as universidades visa somar esforços e definir as demandas estruturantes da região”, destaca.

Lindeiros e POD juntos

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, ressalta que, entender o Programa de Governança, e o planejamento estratégico, possibilita o alinhamento de ações e objetivos. “Foi fabuloso estar junto ao alinhamento de visão para tornar o Oeste do Paraná uma região mais atrativa, mais próspera e com maior potencial de desenvolvimento”, frisa.

Para Zielasko, esta ação fortalece mais a região para trabalhar de forma efetiva e assertiva, tendo em vista que os objetivos são os mesmos, o que possibilita maior sincronia.

Rádio Jornal com Assessoria

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.