Conecte-se conosco

Santa Terezinha

Receita Federal retém dois ônibus em Santa Terezinha de Itaipu

As equipes da Receita Federal do Brasil realizaram uma operação de rotina para fiscalizar veículos que passavam pela BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu. Dois ônibus de turismo foram encaminhados à Receita Federal por conterem mercadorias estrangeiras sem comprovação de importação regular.

Publicidade

O primeiro ônibus foi abordado por volta das 10:30. Durante a vistoria, os servidores encontraram mercadorias ocultas em um compartimento criado entre as rodas e o assoalho do veículo. Dentro desse compartimento havia celulares e cigarros eletrônicos, ambos avaliados em R$ 255 mil. O ônibus e as mercadorias foram apreendidos, o motorista foi encaminhado à Polícia Federal pelo crime de descaminho.

Em seguida, por volta das 11:15, outro ônibus foi retido pelas equipes por estar carregado com mercadorias estrangeiras. Nos bagageiros, havia vários produtos repetidos que estavam acima da cota permitida, situação que caracteriza destinação comercial. O ônibus e as mercadorias, avaliadas em R$ 200 mil, ficaram retidos, o motorista e os passageiros foram liberados.

Os dois ônibus e as mercadorias foram encaminhados à Receita Federal em Foz do Iguaçu. Serão enviadas Representações Fiscais ao Ministério Público para apuração dos ilícitos. O contrabando e o descaminho, além de causarem danos ao erário, promovem a concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalados.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.