Conecte-se conosco

Itaipulândia

Itaipulândia decreta Epidemia de Dengue

 

O município de Itaipulândia emitiu o Decreto nº 100/2022 na quinta-feira, 12, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde pela situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito Aedes aegypti transmissor do vírus da Dengue, do vírus Chikungunya e do vírus da Zika.

Publicidade

Pelo teor do Decreto, fica declarada Situação de Emergência no Município de Itaipulândia, para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti e para a implementação de ações de combate e prevenção à Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, durante 90 (noventa) dias, sujeito à prorrogação por igual período.

Ainda conforme Decreto, fica a Secretaria de Saúde autorizada, quando necessário, a permitir a entrada de agentes de saúde e servidores municipais designados para esse fim, no horário de 7:00 às 18:00 horas, devidamente identificados e, se necessário, acompanhados de autoridade policial, em casas fechadas, abandonadas ou aquelas em que o proprietário ou possuidor se recuse a abrir seu imóvel e permitir o acesso às suas dependências.

A Vigilância em Saúde reforça que é papel de toda a comunidade trabalhar no combate ao mosquito transmissor, fazendo cada um a sua parte.

De acordo com a Vigilância em Saúde, até este momento Itaipulândia tem o registro de 116 casos positivos para dengue, sendo 02 graves e 06 com sinais de alrme.

COMBATE AO MOSQUITO
A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Seguem algumas ações que a população deve tomar, pelo menos uma vez por semana:

– Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
– Deixar as lixeiras bem tampadas.
– Colocar areia nos pratos de plantas.
– Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
– Limpar as calhas.
– Cobrir piscinas.
– Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
– Limpar a bandeja externa da geladeira.
– Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
– Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
– Cobrir bem a cisterna.
– Cobrir bem todos os reservatórios de água.

Anúncio

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.