Conecte-se conosco

Foz do Iguaçu

Prefeitura de Foz reduz toque de recolher e amplia horário de restaurantes até as 23h

Um novo decreto da prefeitura de Foz do Iguaçu, publicado na quarta-feira (30) no Diário Oficial do Município, planeja reduzir o toque de recolher de circulação de pessoas nas ruas para a partir da meia-noite até as 5h. Para ler o decreto clique aqui.

Publicidade

Os restaurantes e bares terão horários ampliados e poderão atender até as 23h. As lojas em geral poderão abrir em horário normal do comércio. Crianças até 12 anos seguem proibidas de entrar em supermercados. Encontros familiares nas residências seguem restritos a até seis pessoas.

A nova flexibilização das medidas foi possível devido ao esforço coletivo de cumprimento das restrições, que resultou em uma redução na média móvel dos casos de 30% nas duas últimas semanas.

Algumas destas mudanças foram anunciadas de forma ainda não oficial pela secretária de Saúde e Primeira-Dama Rosa Jeronymo, em suas redes sociais (clique aqui para ver).

“Decidimos ampliar o toque de recolher para a meia noite e solicitamos a vigilância que estude uma proposta da volta de eventos corporativos com um maior número de pessoas”, escreveu a secretária. Esses eventos poderão ser liberados a partir de agosto

Ainda segundo ela, na noite de terça-feira (29), após muito tempo, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck não tinha pacientes na fila de espera por um leito de UTI para a Covid-19.

“Isso tudo é fruto das ações restritivas que mesmo desagradando a muitos, mostrou seu resultado e também o avanço da vacinação”, continuou Rosa Jeronymo.

Mas, atenção: apesar dessa pequena melhora, a secretária de Saúde alertou que ainda é preciso manter os cuidados necessários, tais como distanciamento social, evitar aglomeração, o uso de máscara e higienizar bem as mãos com água, sabão e álcool em gel. “Ainda é necessário manter os cuidados e não podemos relaxar, mas já vislumbramos uma luz no horizonte e isso é motivo de alegria. Esperamos que, em breve, possamos ir flexibilizando até o dia que voltaremos ao quase normal”, concluiu.

Na última semana, a Prefeitura publicou decreto permitindo a realização de eventos sociais de até 50 pessoas, com autorização da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos e mediante o cumprimento de protocolos, como limitação máxima de 40% da capacidade de público do local.

Se o cenário epidemiológico permanecer com redução no número de casos e de agravamento da doença, no dia 15 de julho serão liberados também os eventos de até 100 pessoas. Na próxima semana, o Comitê inicia a discussão sobre grandes eventos, principalmente corporativos, que atraem grande número de visitantes para Foz do Iguaçu.

Com o avanço da vacinação, a perspectiva é que a partir de setembro possam ser realizados eventos com até 300 pessoas e, em novembro, quando a maior parte da população adulta da cidade deverá ter recebido a segunda dose da vacina, permitir eventos ainda maiores.

Pandemia em Foz do Iguaçu

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até esta quarta, Foz do Iguaçu registrou 40.607 casos confirmados do novo coronavírus e 1.029 mortes pela Covid. A cidade conta com 496 casos ativos da doença.

Até terça-feira (29), mais de 134,5 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19, em Foz do Iguaçu. Desse total, 27,4 mil receberam a segunda dose.

Fonte: Portal da Cidade Foz

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.