Conecte-se conosco

Paraná

Novo procurador de Justiça toma posse no Ministério Público do Paraná

O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Paraná recebeu, Paulo Sergio Markowicz de Lima como novo integrante. A solenidade de posse, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, foi realizada na sede da instituição, em Curitiba, com restrição de público, em virtude das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19.

Publicidade

Seguindo a tradição, durante a cerimônia, Paulo Sergio Markowickz de Lima  recebeu a veste talar, colocada por sua esposa, Alice Lima. Em seguida, prestou o compromisso legal ao assumir o novo cargo e assinou o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público.

Boas-vindas

Em nome do Colégio, o procurador de Justiça Hélio Airton Lewin recepcionou o colega saudando-o como “um verdadeiro ícone institucional” por seu exemplo de dignidade, competência e honradez. “Possuindo inconteste liderança e inesgotável capacidade de trabalho, alinhadas a sua estima em servir e a sua imensurável competência, o novo procurador de Justiça há de enfrentar e vencer outros desafios no âmbito do MPPR com a mesma galhardia de sua gloriosa caminhada até aqui”, afirmou.

O presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, destacou a sensibilidade e a combatividade do novo procurador pela defesa da vida em suas atuações no Tribunal do Júri, “dando voz às vítimas caladas pelos homicídios e confortando as famílias enlutadas e marcadas por suas perdas”.

Representando a OAB Paraná, o advogado Rolf Koerner Junior recordou histórias do tempo em que o empossado era seu estagiário, destacando que “já demonstrava a mesma sensibilidade, ternura e intensidade de viver que ainda o acompanham”. Ele felicitou o amigo e o Conselho Superior do MPPR “pela unanimidade de votos ao elevarem-no a essa nova condição ministerial, que é certamente uma contrapartida por suas inúmeras qualidades. Um homem honrado e capaz, que tem piedade e amor pelo próximo”, declarou.

Em seu discurso de posse, Paulo Sergio Markowicz de Lima agradeceu familiares e colegas que participaram de sua jornada ao longo dos quase trinta anos de carreira no Ministério Público do Paraná. Relembrou da trajetória como promotor de Justiça em diversas cidades paranaenses, passando por funções na Administração Superior, na Corregedoria-Geral e no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, até a participação em bancas de ingresso na carreira do Ministério Público e nos cursos de formação de vitaliciandos.

“Foi o Júri que marcou a fogo minha carreira. Ali vivi as mais intensas emoções e me realizei por completo. A mais grave missão do membro do Ministério Público é a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana. No plenário, em defesa da vítima e seus familiares, sempre procurei resgatar a dignidade deles”, relatou Paulo Sergio Markowicz de Lima.

“Não por acaso, o coroamento de Suas virtudes, ao ascender e passar a integrar o Colégio de Procuradores de Justiça, se revela na data em que se comemora o dia de São Paulo Apóstolo, aquele que pregou o amor, palavra que mais O representa nesse momento. Você, Paulo, orgulha as fileiras do Ministério Público do Paraná”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, ao encerrar a solenidade.

Também compuseram a mesa de honra da posse o corregedor-geral, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, a subprocuradora-geral para Assuntos de Planejamento Institucional, Samia Saad Gallotti Bonavides, o ouvidor-geral, Antonio Cesar Cioffi de Moura e os procuradores Justiça Ivonei Sfoggia e João Henrique Vilela da Silveira.

Trajetória

Nascido em Curitiba (PR), Paulo Sergio Markowicz de Lima graduou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná, em 1992. No mesmo ano ingressou no MPPR, atuando nas comarcas de Campo Largo, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Campo Mourão, Almirante Tamandaré e Curitiba. Na capital, atuou na Promotoria de Investigação Criminal, Promotorias do Tribunal do Júri, Centro de Apoio das Promotorias do Júri, Assessoria da Procuradoria-Geral de Justiça e Centro de Apoio das Promotorias Criminais, do Júri e Execuções Penais.

Foi promotor-corregedor (2007/2009) e secretário do Colégio de Procuradores de Justiça e do Conselho Superior do Ministério Público (2015-2021). Participou como examinador de Processo Penal de várias bancas de concurso de ingresso da carreira no MPPR e MPMA. Como procurador, ele atuará no 5º Grupo da Procuradoria de Justica Civel.

Assessoria

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2021 Portal Costa Oeste.